Morreu o embaixador russo baleado em Ancara

Diplomata foi alvejado nas costas quando discursava numa exposição na capital do país.

Osman Orsal/Reuters

O embaixador russo Andrey Karlov foi atingido a tiro fatalmente hoje em Ancara, avançou a Associated Press.

De acordo com a estação NTV, a polícia turca atingiu o atacante que estaria com uma identificação de autoridade policial, falava russo. O atirador terá gritado “Alepo” e “Deus é grande” antes do tiroteio.

O presidente da câmara de Ancara já reagiu ao atentado e avançou que o atacante era um polícia de Ancara. O Ministro do Interior Suleyman Soylu já confirmou a identidade do atirador: Mevlut Mert Altintas.

O diplomata foi alvejado nas costas quando durante uma visita a uma exposição de fotografia na capital do país.

Está agendada para amanhã uma reunião na Rússia sobre a situação da Síria, com a participação dos representantes turcos e iranianos. Até ao momento não se sabe se a mesma ocorrerá.

Andrey Karlov ingressou na carreira diplomática com 22 anos, em 1976 e foi Embaixador na Coreia do Norte. Está destacado na Turquia desde 2013.

Veja o momento em que o embaixador é baleado (as imagens podem ferir as susceptibilidades dos leitores mais sensíveis)

Russian Ambassador to Turkey Andrei Karlov lies on the ground after he was shot by unidentified man at an art gallery in Ankara, Turkey, December 19, 2016. Hasim Kilic/Hurriyet via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. TURKEY OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN TURKEY.     TPX IMAGES OF THE DAY ATTENTION EDITORS - VISUAL COVERAGE OF SCENES OF DEATH Russian Ambassador to Turkey Andrei Karlov lies on the ground after he was shot by unidentified man at an art gallery in Ankara, Turkey, December 19, 2016. Depo Photos/Sozcu Newspaper via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. TURKEY OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN TURKEY. TEMPLATE OUT atentado_embaixador_russo_1

(Foto release AP – Burhan Ozbilici)

Recomendadas

Portugal com maior subida de carga fiscal na OCDE. “Não é uma liderança que nos orgulha”, afirma Marques Mendes

O comentador apontou o facto de que em 2010, a carga fiscal nacional correspondia a 30,4% do PIB e onze anos depois subiu para 35,8%. “Está claramente acima da média da OCDE que está neste momento nos 34,1%”, referiu.

Bruxelas com resposta adequada às “distorções” da lei da inflação nos EUA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu este domingo uma resposta “adequada e bem calibrada” para mitigar as “distorções” da lei norte-americana para a redução da inflação.

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.
Comentários