[weglot_switcher]

Emigrantes portugueses na Alemanha em dificuldade para utilizar cartão do cidadão

Em muitos casos, o Cartão de Cidadão não está a ser aceite nem reconhecido como identificação válida e suficiente, por falta de dados visíveis, nomeadamente a data de emissão.
6 Agosto 2018, 12h50

Os conselheiros das comunidades portuguesas estão a receber queixas de emigrantes portugueses na Alemanha a quem foi recusado o cartão do cidadão. Em causa estão “centenas de casos” em que o documento não é aceite nem reconhecido uma vez que faltam dados importantes e que não estão visíveis, como a morada e a data de emissão. A informação já tinha sido avançada pelo jornal “Mundo Português”, em junho deste ano.

Segundo esta publicação, as dificuldades, para quem vive na Alemanha são várias: o documento não é aceite por “polícia, bancos, correios, agências de viagens, entre muitas outras”, o que obriga os emigrantes portugueses a custos elevados na obtenção de documentos adicionais.

Agora, à TSF, a embaixada de Portugal em Berlim garante que está atenta ao problema e diz que estão a ser realizadas “diligências junto das autoridades alemãs que têm manifestado algumas dificuldades em aceitar o cartão do cidadão português como documento de identificação apenas pelo simples facto de nele não constar a data de emissão”.

No caso dos correios, por exemplo, a informação dos responsáveis alemães é a de que existe uma “incompatibilidade do sistema informático”, referiu o embaixador João Mira Gomes, que adiantou que Portugal tem “pedido que aceitem o cartão e tentem ultrapassar essa dificuldade”.

O diplomata deixou uma recomendação aos cidadãos nacionais: “Expliquem junto das administrações – neste caso dos correios – a especificidade do nosso cartão” e, “caso [o Cartão de Cidadão] não seja aceite, não só informem a embaixada como também lavrem uma reclamação junto dessa estação, dessa autoridade ou dessa administração dos correios”.

Segundo a TSF, o deputado do PSD Carlos Alberto Gonçalves já questionou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre este problema.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.