[weglot_switcher]

Emmanuel Macron lidera nas sondagens às presidenciais em França pela primeira vez

Na corrida ao Eliseu, as intenções de voto dão vitória ao candidato centrista, Emmanuel Macron, na primeira e segunda volta às presidenciais. Marine Le Pen cai nas sondagens.
9 Março 2017, 10h31

O candidato centrista, Emmanuel Macron, aparece pela primeira vez à frente da líder de extrema-direita, Marine Le Pen, nas intenções de voto. De acordo com uma nova sondagem, divulgada esta quinta-feira pela Harris Interactive, Emmanuel Macron ganharia a primeira volta com uma percentagem mínima de votos,  para depois vir a ganhar novamente a segunda volta, com uma vitória esmagadora, destronando a candidata da extrema-direita, até aqui apontada como favorita.

A sondagem mostra para que 26% dos franceses têm intenção de votar em Emmanuel Macron e 25% em Marine Le Pen, a 23 de abril — dia em que se realiza a primeira volta às presidenciais. A percentagem de intenções de voto revela um aumento de seis pontos percentuais para Emmanuel Macron nas últimas duas semanas, em que tem vindo a conquistar um maior apoio dos eleitores.

Numa segunda volta, a 7 de maio, aos dados mostram-se ainda mais favoráveis à subida de Emmanuel Macron ao Palácio do Eliseu. O centrista ganharia com 65% dos votos contra os 35% de Marine Le Pen.

Emmanuel Macron, considerado um reformista e europeísta, tem recebido apoio de várias figuras proeminentes da política francesa, como o presidente da câmara de Paris, Bertrand Delanoë, que o consideram o único candidato que pode de alguma maneira conseguir travar Marine Le Pen e as suas medidas anti-Europa, anti-imigração e anti-islão.

Em queda continua o candidato de direita, François Fillon, que seria eliminado na primeira volta com 20% das intenções de voto. François Fillon procura recuperar apoio junto do eleitorado depois do escândalo dos “empregos fictícios”, que envolve a mulher e o uso indevido de fundos públicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.