Emoções fortes no Portugal Air Summit

A quinta edição do Portugal Air Summit culmina com um fim-de-semana cheio de entretenimento e animação, proporcionando a todos os visitantes uma experiência lúdica inesquecível.

Sábado e domingo serão dias de emoções fortes, que culminam com a final do EuRoc, European Rocletry Challenge , que reúne alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 19 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

Para sábado estão previstas demonstrações de drones e de asa delta, assim como uma exibição  do duplo Cajó que, em cima da sua mota, às 14h30, mostrará os seus exercícios mais arriscados. Prevista está também a passagem de um avião da A 321 LR da TAP Air Portugal, às 15h, junto à pista do aeródromo de Ponte de Sor, num voo que fará as delícias do público presente, e da FAP com a passagem dos F16.

Castor Fantoba, atualmente terceiro piloto no mundo em Freestyle, e campeão nacional espanhol tanto no Clássico quanto no Estilo Livre, marcará presença no Portugal Air Summit, no seu novo avião Extra 330, ao mais puro estilo acrobático. A sua exibição terá lugar às 15h30. Também Luís Estrela Garção, Piloto Comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal e especialista em acrobacia aérea desde 1995, fará as suas habilidades acrobáticas às 16h30 de sábado e domingo, com o seu Pitts S2b. Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, voar num Pitts Special é concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.

No sábado poderão ainda assistir às 17h30, à Pylon Demo, uma chicane demonstrativa com oito aviões, dois deles da categoria Extreme e 6 Sport Class. À noite, terá lugar um espetáculo de 60 drones de luz e leds, o Aurora Drone Show, às 20h40, que conta a história de Aurora, uma menina numa demanda pela felicidade, numa alusão ao recomeço da vida pós-pandemia.

Os AeroSPARX são as estrelas que se seguem. A única equipa de aviação no mundo que combina voo acrobático com pirotecnia e acrobacias, entra em ação às 20h55, para e durante 45 minutos, iluminar os céus do aeródromo de Ponte de Sor e deixar todos os presentes maravilhados. No domingo, regressam às 13h30, para mais uma exibição, desta vez com fumos e cor. Os AeroSPARX têm deslumbrado o público com suas demonstrações por todo o mundo, passando por países tão díspares como Arábia Saudita e a Nova Zelândia, sendo já uma atração recorrente no Portugal Air Summit com os seus shows noturnos pirotécnicos.

A noite termina com a  Orquestra Ligeira do Exército (OLE) que interpretará temas diversos de música ligeira e tradicional. Domingo, terá como momentos de destaque, a passagem do Airbus A321 LR da HI Fly, às 14h15 e de dois caças F16 da Força Aérea às 15h45. Haverá ainda uma exibição da Patrulha Fantasma, às 16h15, com as aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), numa exibição que consiste num voo de formação com cruzamentos e acrobacia à mistura. À semelhança do que aconteceu em 2019, este ano, Castor Fantoba irá defrontar em corrida um BMW M3 Competition e a nova mota de competição da BMW S1000 RR.

O Portugal Air Summit termina com a cerimónia de entrega de prémios do EuRoc, European Rocletry Challenge. O evento decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.

Recomendadas

PremiumAlbano Jerónimo: “Existe uma falta de empatia por parte do poder. A cultura é o parente pobre”

Acaba de chegar às salas de cinema o filme “Restos do vento”, realizado por Tiago Guedes e protagonizado por Albano Jerónimo. Este ano, o ator, que corre célere a via do sucesso com muito empenho como combustível, irá ainda figurar na série “El Presidente”, a estrear em breve na Amazon Prime, no filme “The Nothingness Club”, de Edgar Pêra, no qual é Álvaro de Campos, e ainda na longa-metragem “O Pior Homem de Londres”, rodada em inglês e dirigida por Rodrigo Areias.

Waking Life. Uma simbiose entre um festival de arte e música e um projeto de regeneração de terras alentejanas

A edição deste ano do festival colaborativo, que se realizou no Crato no final de agosto, reuniu cerca de 8.000 pessoas de mais de cem países. Associação Waking Life assumiu compromisso de atingir a “negatividade carbónica” até 2027 ao assinar o protocolo Net Zero Carbon Events, alinhado com os objetivos de emissões de carbono estabelecidos pelo Pacto Ecológico Europeu e o Acordo de Paris da ONU.

PremiumPintura e performance incríveis

Harley-Davidson lançou a Low Rider El Diablo, o mais recente modelo do seu programa de edições limitadas – Icons Collection. Num aceno ao estilo custom american west coast, a Low Rider El Diablo combina performance e versatilidade sport-touring com um impressionante esquema de pintura aplicado à mão e o poder sonoro do Harley-Davidson audio powered by rockford fosgate.
Comentários