[weglot_switcher]

Empresa da Maia vai desenvolver armazém automático para fabricante de bicicletas

O armazém automático vai ter uma estante convencional com um total de 4.480 locais para armazenamento de contentores plásticos pesados que guardam os componentes.
9 Abril 2018, 20h04

A Consoveyo, empresa da Maia, foi escolhida pela fabricante de bicicletas de Taiwan, FJ Bikes Europe, para desenvolver um sistema automatizado para o armazém de componente da empresa, em Águeda.

A antiga Efacec Handling Solutions, agora integrada no grupo alemão Korber AG, vai desenvolver este novo sistema de armazenamento automático e preparação de encomendas da FJ Bikes com o objetivo de otimizar o modelo de negócios da empresa.

A multinacional fabricante de bicicletas com sede em Taiwan escolhe a Consoveyo, para desenvolver este sistema que vai armazenar os componentes necessários para a montagem de bicicletas e “será fundamental para ajudar a otimizar os processos da linha de montagem”.

“As soluções integradas automáticas da Consoveyo vão permitir que a FJ Bikes Europe, a maior fabricante asiática de bicicletas recentemente instalada em Portugal, tenha uma operação logística mais rápida e flexível de forma a suportar o modelo de negócios em causa”, garante um comunicado da Consoveyo.

Segundo esse documento, “a necessidade de um grande armazenamento automático de componentes deve-se ao facto da maioria dos fornecedores da FJ Bikes estar localizada na Ásia, com prazos de entrega longos”.

“Por outro lado, o modelo de produção, voltado para bicicletas sob encomenda e altamente personalizadas, requer uma infraestrutura logística exigente e eficaz, com capacidade para dar resposta ao trabalho de produção”, adianta o mesmo comunicado.

“A solução integrada que a Consoveyo está a desenvolver para a FJ Bikes Europe permitir-nos-á melhorar a nossa produção de diferentes maneiras. Esperamos ter uma maior eficácia do espaço ocupado, redução dos tempos operacionais e otimização da gestão de recursos humanos envolvidos no processo. O projeto ainda está em fase de engenharia, mas a experiência de cooperação tem sido muito positiva, principalmente na gestão geral do projeto, responsabilidade, flexibilidade e foco extremo no cliente”, afirma Nuno Faria, diretor-geral da FJ Bikes Europe.

O armazém automático vai ter uma estante convencional com um total de 4.480 locais para armazenamento de contentores plásticos pesados que guardam os componentes.

Dentro do armazém, vão estar dois transelevadores de ‘miniload’ a executar movimentos de armazenamento e recuperação.

O armazém tem 78 metros de comprimento e 10,03 de altura. As operações de preparação de encomendas vão acontecer em duas estações de ‘picking’, de forma a integrar o modelo de ‘picking’ de mercadorias através de colaboradores.

“Com cada movimentação automática de separação de componentes, os operadores vão poder dar uma resposta mais rápida a vários pedidos em simultâneo”, afiança o comunicado da consoveyo.

Na outra extremidade do armazém, duas estações de trabalho permitem operações de reabastecimento em paralelo com as operações de ‘picking’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.