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Empresa de TI portuguesa desenvolve sistema de transferências instantâneas para Cabo Verde

A Digital Baking Solutions, com sede em Lisboa, implementou uma solução tecnológica, chamada SGDL Manager, para as instituições financeiras enviarem ao banco central cabo-verdiano instruções de pagamento em tempo real.
4 Abril 2022, 18h39

A empresa portuguesa Digital Banking Solutions, que opera na área das tecnologias da informação (TI), desenvolveu uma solução digital que permite às instituições financeiras enviarem, em tempo real, ao Banco de Cabo Verde (BCV), instruções de pagamento através do Sistema de Mensagens do Banco (SMBCV).

A implementação da SGDL Manager permite a Cabo Verde posicionar o seu sistema de liquidação ao nível dos melhores padrões internacionais, porque é utilizada noutros bancos globais e permite-lhes enviar e receber transferências de grandes montantes ou urgentes de forma instantânea.

“Permite ainda, a comunicação com o core bancário da instituição financeira, através de uma interface que assegura todas as ligações necessárias, online ou batch. São realizadas de forma imediata validações à informação do core banking, a movimentação das contas dos clientes e a contabilização, etc.”, detalha a multinacional de TI com sede em Lisboa.

A SGDL Manager está em produção desde dezembro do ano passado, data definida pelo BCV para início de operação das novas funcionalidades do sistema de gestão de depósitos e liquidação (SGDL), o sistema de pagamentos que tem por base a liquidação por bruto em tempo real das operações realizadas em moeda do banco central por participantes do sistema e que afetam as referidas contas de liquidação.

“Numa fase de desenvolvimento posterior, está previsto, disponibilizar-se às Instituições Financeiras, relatórios de gestão e dashboards, com informação relevante proveniente do BCV e deste subsistema de pagamentos”, informa ainda Digital Banking Solutions, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

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