[weglot_switcher]

Empresa Lux Mundi vai investir 7,5 milhões para recuperar Quartel do Carmo, nos Açores

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia, “o investimento estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros, para a construção de um hotel com pelo menos quatro estrelas”, que deverá ser inaugurado em 2021.
  • Foto DR
2 Agosto 2019, 19h46

O concurso Revive relativo à recuperação do Quartel do Carmo, na Horta (Açores), foi concluído, tendo sido adjudicado à empresa Lux Mundi.

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia, “o investimento estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros, para a construção de um hotel com pelo menos quatro estrelas”.

O mesmo documento acrescenta que o novo hotel tem abertura prevista para 2021.

“A construção do atual Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem das Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido nessa altura sujeito a obras de recuperação significativas”, adianta o referido comunicado.

O imóvel situa-se num planalto da cidade da Horta, “com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico”, e será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.

“O Quartel do Carmo é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país. 12 destes imóveis estão localizados em territórios do interior”, destaca o referido comunicado.

Este é o 8.º concurso a ser adjudicado no âmbito do Revive, mas, recentemente, foi lançada a segunda edição do programa, com 15 novos imóveis, sete dos quais no interior.

Sobre a primeira fase do Revive, o Ministério da Economia revela que o concurso relativo ao Convento do Carmo, em Moura, está também em fase de conclusão, tendo recebido duas propostas, enquanto o concurso para a concessão do Forte da Ínsua, em Caminha, será formalmente lançado na próxima segunda-feira, dia 5.

“Até ao momento, foram lançados 17 concursos no âmbito do Revive. Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova; e do Castelo de Vila Nova de Cerveira”, esclarece o Ministério da Economia, acrescentando que os próximos concursos a serem lançados serão os relativos ao Mosteiro de Travanca (Amarante), Santuário do Cabo Espichel (Sesimbra) e Forte da Barra de Aveiro (Ílhavo).

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.