Empresa portuguesa desenvolve primeiro supermercado autónomo na América Latina

Cadeia de supermercados brasileira Muffato será a primeira a adotar a plataforma de Inteligência Artificial desenvolvido pela portuguesa Sensei.

A portuguesa Sensei vai ser responsável pelo desenvolvimento do primeiro supermercado autónomo na América Latina ao colocar a sua plataforma de Inteligência Artificial (IA) ao serviço da cadeia brasileira de supermercados, o Grupo Muffato.

A Muffato Go abre ao público esta sexta-feira, 4 de novembro, e através da tecnologia da Sensei vai permitir aos seus clientes um processo de compras mais simples sem filas, self-scanning ou qualquer outro formato físico de checkout.

Com a tecnologia disponibilizada pela Sensei os clientes vão ter somente que descarregar a aplicação do Grupo Muffato, que gera um QR code que lhes permite entrar na loja, recolher os produtos que pretendem e sair sem ter que passar numa caixa ou estar numa fila.

Enquanto todo esse processo se desenrola uma rede de sensores disponibiliza a informação que a IA da Sensei necessita para acompanhar os produtos que cada cliente seleciona e devolve em toda a loja, que conta com um total de 250 m2.

O valor dos produtos adquiridos é depois cobrado aos clientes de forma automática quando saem da loja, sendo que a privacidade dos clientes permanece anónima enquanto realizam as suas compras. Por outro lado, os dados recolhidos pela Sensei são facultados em tempo real para uma otimização da tomada de decisões das operações de loja do Grupo Muffato, deteção de stock outs, produtos perdidos ou gestão de inventário.

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, considera que “entrar no Brasil, um dos maiores mercados de retalho em todo o mundo, é um marco decisivo na expansão da Sensei. Estamos entusiasmados com o impacto que podemos gerar ao trazer um novo nível de conveniência para os consumidores das lojas neste país, e de toda a região da América Latina, através da tecnologia autónoma”.

Por sua vez, Everton Muffato, CEO do Grupo Muffato, salienta que “a nova loja Muffato Go é um enorme passo para o retalho no Brasil. A tecnologia pioneira da Sensei permite que o Grupo Muffato entregue uma das experiências de compra mais inovadoras e modernas, permitindo que os membros da equipa fiquem disponíveis para ajudar os clientes em loja”.

Recomendadas

Violência doméstica. APAV junta-se à hamburgueria A-100 em ação de sensibilização

A hamburgueria compromete-se a doar à APAV um euro por cada sobremesa vendida esta sexta-feira e vai iniciar uma angariação de fundos na sua página de Instagram até ao final do ano, com o dinheiro a reverter a favor da associação.

PremiumGoverno acusado de favorecer vencedores dos leilões de energia solar

Governo aprovou medidas para os projetos obterem financiamento e saírem do papel, mas vários promotores consideram medida injusta para o restante sector. Tutela fala de “circunstâncias imprevisíveis” como a Covid e a guerra.

Mais de 30% dos empresários considera que semana de 4 dias só beneficia trabalhadores

Mais de um terço dos empresários considera que a semana de quatro dias apenas será benéfica para os trabalhadores, enquanto cerca de um terço acredita que não traz benefícios a qualquer das partes, segundo um estudo da AEP, hoje divulgado.
Comentários