[weglot_switcher]

Empresa portuguesa participa na construção do maior telescópio do mundo

O ELT é um projeto revolucionário que permitirá a investigação sobre questões em aberto sobre o universo. Será o maior telescópio no mundo, captando até 13 vezes mais luz que os maiores telescópios já existentes.
2 Julho 2018, 07h01

O ISQ, empresa que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica na área tecnológica, vai estar envolvido na construção do European Extremely Large Telescope  (ELT) , enquanto “consultor na área da garantia da qualidade para totalidade do projeto”, informa a entidade, em comunicado.

“A consultoria do ISQ está focada, em concreto, nas áreas da qualidade e da segurança, análise e revisão do sistema de qualidade, com propostas de melhorias que foram largamente adotadas pela ESO (European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere) e que fazem agora parte das especificações dos Cadernos de Encargos do projeto” , refere.

O ELT é um projeto revolucionário que permitirá a investigação sobre questões em aberto sobre o universo. O ELT será o maior telescópio no mundo, captando até 13 vezes mais luz que os maiores telescópios já existentes, tendo um diâmetro de 32 metros, “conseguindo por isso obter imagens com qualidade superior ao telescópio espacial Hubble”.

O investimento será de cerca de 1.000 milhões de euros.

Não é a primeira vez que o ISQ participa em projetos europeus. No passado, o “colaborou ainda na conceção e apoio à implementação do manual de segurança da sede do ESO em “ o contributo para a construção do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC do CERN, projeto no âmbito do qual, durante 6 anos, 26 engenheiros altamente qualificados trabalharam em 11 países da Europa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.