[weglot_switcher]

Empresa russa corta fornecimento de eletricidade à Finlândia no fim de semana

A empresa RAO diz que as vendas de eletricidade ficam interrompidas devido a problemas no recebimento de pagamentos.
13 Maio 2022, 19h59

A RAO Nordic Oy, uma empresa subsidiária russa suspenderá o fornecimento de eletricidade para a Finlândia neste fim de semana alegando falta de pagamento. A medida acontece na mesma semana que a Finlândia decide avançar com a adesão à NATO.

“Devido a problemas no recebimento de pagamentos pela eletricidade vendida no mercado, as vendas diretas ou bilaterais de eletricidade importada da Rússia serão interrompidas até novo aviso”, disse a RAO Nordic, segundo a “AFP”.

A RAO Nordic acrescentou que “esta situação é excecional e aconteceu pela primeira vez em mais de 20 anos da nossa história comercial”. A empresa diz esperar que a situação melhorasse “em breve” e o comércio pudesse ser retomado.

Esta semana a Finlândia anunciou que ia avançar com candidatura à NATO. “A adesão à NATO fortaleceria a segurança da Finlândia. Enquanto membro da NATO, a Finlândia poderia fortalecer toda a sua linha de defesa. A Finlândia deve candidatar-se à NATO sem demoras. Esperemos que os passos a serem dados nacionalmente sejam dados nos próximos dias”, admitiram o presidente, Sauli Niinisto, e pela primeira-ministra, Sanna Marin.

Por sua vez, o Kremlin considerou a decisão uma ameaça para a Rússia. “A NATO está a mover-se na nossa direção. Portanto, estes elementos vão ser analisados de forma especial e tidos em conta no desenvolvimento de medidas necessárias para equilibrar a situação e garantir a nossa segurança”, afirmou Dimitri Peskov, o porta-voz da Presidência russa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.