[weglot_switcher]

Empresários alemães mais confiantes em janeiro

O índice de clima de negócios da Alemanha subiu ligeiramente em janeiro para os 117,6 pontos, segundo o instituto Ifo.
  • Reuters
25 Janeiro 2018, 10h48

No mesmo mês em que Angela Merkel e Martin Schulz alcançaram um “acordo de princípio” com vista à formação do novo governo, os empresários alemães estão mais confiantes. O índice de clima de negócios da Alemanha subiu ligeiramente, 0,4 pontos, em janeiro, para 117,6 pontos, segundo o instituto Ifo.

Em dezembro tinha registado 117,2 mas, face a uma melhoria nas impressões dos empresários sobre a situação comercial do país, o subindicador subiu. Em relação aos próximos semestre, as expectativas já não são tão elevadas, uma vez que caíram no mesmo período de análise. “A economia alemã fez um dinâmico arranque do ano”, explicou esta quinta-feira, 25 de janeiro, o responsável do organismo Clemens Fuest, no comunicado que acompanha a mais recente informação estatística.

A Alemanha está sem governo desde a realização de eleições gerais de a 24 de setembro de 2017 e a expectativa em torno das negociações do novo executivo alemão mantêm-se. No que diz respeito à economia, os analistas esperavam que o impasse se sentisse no índice de clima de negócios deste mês, mas os dados contrariaram as previsões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.