Empresários do Alto Minho criam associação para promover turismo da região

Onze empresários do Alto Minho vão apresentar na quarta-feira, em Monção, a associação Alto Minho Colour and Life (AMCL), para “promover e garantir” a qualidade da promoção turística daquela região, disse hoje à Lusa o presidente da direção. “A AMCL é uma associação de empresas privadas ligadas a diversas atividades turísticas que partilham perspetivas sobre […]

Onze empresários do Alto Minho vão apresentar na quarta-feira, em Monção, a associação Alto Minho Colour and Life (AMCL), para “promover e garantir” a qualidade da promoção turística daquela região, disse hoje à Lusa o presidente da direção.

“A AMCL é uma associação de empresas privadas ligadas a diversas atividades turísticas que partilham perspetivas sobre promoção e desenvolvimento turístico e decidiram tomar em mãos esse trabalho assegurando a qualidade aos clientes que nos visitam”, explica Francisco Marques.

A nova plataforma de promoção e desenvolvimento turístico do “noroeste português e peninsular” é apresentada na quarta-feira, no hotel Convento dos Capuchos, em Monção, mas já está a trabalhar há um ano no sentido de aproveitar “os holofotes que estão voltados para Portugal, que há dois anos consecutivos é eleito o melhor país do mundo para visitar”.

“O Alto Minho é a região mais completa do país e é a região que tem mais por onde se desenvolver. Possui uma oferta turística diversificada, de grande qualidade, familiar como nenhum outro ponto do país pode oferecer em tão poucos quilómetros quadrados. Queremos apresentar um novo destino que surpreenda pela novidade”, sustenta.

Francisco Marques adianta que esse trabalho de promoção deve ser feito em conjunto de “entre as entidades privadas e os municípios”

“O Alto Minho deve ser encarado como [se fosse] uma cidade composta por dez freguesias, entre os rios Lima e Minho. Elas têm que trabalhar em conjunto porque só assim é que é possível desenvolver um trabalho competitivo”, afirma.

O empresário adiantou que o Alto Minho “não deve ficar à espera” da promoção realizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPN) e defendeu que esse trabalho “deve ser feito por quem está na região”.

Turismo natureza, gastronomia, vinhos, património, desportos náuticos e saúde e bem-estar são algumas das ofertas turísticas promovidas pela nova associação que tem sede em Monção.

Aproveitando a proximidade à Galiza e a outras cidades do Porto de Portugal a AMCL realiza ainda visitas culturais a Santiago de Compostela, a Braga, Guimarães, Douro e Porto.

“O turista tem que sentir qualidade desde que entra até que sai da região para que essa experiência seja transmitida a outros, nos seus locais de origem, e para que esses também possam vir conhecer a região”, afirma.

OJE/Lusa

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