[weglot_switcher]

Empresas do Norte querem travar “fuga de cérebros”

Protocolo assinado esta terça-feira visa reforçar as oportunidades em áreas como ciências, tecnologias, engenharia e matemática.
4 Abril 2017, 13h24

Foi assinado, esta terça-feira, um protocolo entre várias empresas do Norte, a Câmara do Porto, escolas e universidades que visa evitar a saída do país de jovens talentos. Estarão para breve o início das reuniões no âmbito do acordo, que quer promover as ciências, tecnologias, engenharia e matemática, e tem o apoio do ministério da Educação, segundo noticia o “Jornal de Negócios”.

“Muitos países europeus têm já falta destes trabalhadores [nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática] e acabam por precisar que venham de outros países. Está na hora de agir para atenuar este fenómeno que coloca em risco o desenvolvimento”, referiu a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, durante a assinatura do acordo, citada pelo “Negócios”.

A iniciativa prevê um reforço da aprendizagem nas salas de aulas, promoção do enriquecimento curricular e difusão de profissões nas áreas de conhecimento em questão. Os parceiros do protocolo incluem a autarquia, a Direcção-geral de Educação, a Sonae, a Cerealis, a Unicer, o agrupamento de escolas Rodrigues de Freitas, Clara de Resende e do Cerco, a Porto Business School, a PWC e o Think Tank da Fundação Belmiro de Azevedo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.