[weglot_switcher]

Empresas esperam aumento de 6,4% nas exportações de bens este ano

As empresas apontaram o melhor comportamento que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes e as alterações de preços como os principais motivos para essa revisão em alta.
  • Aly Song/Reuters
11 Julho 2018, 12h21

As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 6,4% das suas exportações em 2018, revendo 0,7 pontos percentuais em alta a primeira previsão de novembro de 2017, segundo indicam os resultados, divulgados hoje, dia 11 de julho, do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), realizado em maio último pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes resultados são correspondentes à segunda previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2018. Sobre esta revisão, acrescenta o INE que resulta da atualização em alta das expetativas para as exportações Intra-UE, num aumento de 1,0  pontos percentuais para um crescimento de 7,3%) e em baixa das exportações Extra-UE, recuando 0,2 pontos percentuais.

Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as perspetivas reveladas pelas empresas indicam um aumento de 7,1% em 2018, ou seja, mais 0,2  pontos percentuais face à primeira previsão.

Nesta segunda previsão do IPEB 2018, as empresas apontaram o melhor comportamento que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes e as alterações de preços como os principais motivos para essa revisão em alta.

Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as perspetivas das empresas exportadoras de bens apontam para crescimentos superiores: um aumento de 7,1% no total do Comércio Internacional; crescimento da ordem dos 4,9% no Comércio Extra-UE e uma subida de 7,8% no Comércio Intra-UE. Por Grandes Categorias Económicas (CGCE) destacam-se as perspetivas de aumento das exportações de Material de transporte e acessórios, tanto para países Extra-UE como para países Intra-UE, devendo alcançar uma subida de 31,7% e 22,6%, respetivamente.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.