[weglot_switcher]

Empréstimos às famílias voltam a baixar em abril

Os dados apresentados esta terça-feira pelo Banco de Portugal mostram ainda uma redução na taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras.
30 Maio 2017, 13h33

Os empréstimos concedidos às famílias caíram 1,1% em abril, de acordo com a informação mais recente do Banco de Portugal. A entidade liderada por Carlos Costa divulgou esta terça-feira, 30 de maio, os números dos empréstimos atribuídos pelas instituições financeiras às famílias e sociedades não financeiras relativos ao mês passado.

Conforme se pode observar no gráfico abaixo, no mês passado, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -2,8%, o que significa uma diminuição de 0,1% comparativamente a março, segundo os dados do Banco de Portugal.

Quanto aos empréstimos às empresas privadas exportadoras, apresentaram uma taxa de variação anual de -0,4%, mostrando um decréscimo de 0,6% face ao mês anterior. “O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras situou-se em 15,4%, diminuindo 0,1% em relação ao mês anterior”, refere ainda o relatório do regulador bancário. Já a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,3%, situando-se em 27,2%.

No que diz respeito ao rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias, manteve-se inalterado face ao mês anterior, situando-se em 4,7%, enquanto a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido aumentou 0,1% em relação a março, fixando-se em 13,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.