[weglot_switcher]

Empréstimos concedidos às sociedades não financeiras caíram 0,1% no mês de março

Este valor representou um aumento de 0,4 pontos percentuais (pp) relativamente ao mês anterior. Já as empresas exportadoras privadas registaram uma quebra na taxa de variação anual de 3,0%, numa redução de 0,7 p.p face a fevereiro.
2 Maio 2019, 11h16

Em março de 2019, a taxa de variação anual (tva) dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras registou uma ligeira queda de 1,0%. Um valor que representou um aumento de 0,4 pontos percentuais (p.p) relativamente ao mês anterior, segundo uma nota divulgada pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira.

Em relação às empresas exportadoras privadas verificou-se também uma quebra na taxa de variação anual de 3,0%, o equivalente a uma redução de 0,7 p.p face ao mês de fevereiro.

No que toca ao rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras o mês de março registou 8,9%, menos 0,2 p.p que no mês anterior, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido diminuiu 0,4 p.p, estando atualmente nos 21,2%.

Olhando para a perspetiva das famílias a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos foi de 0,5%, a mesma percentagem registada em fevereiro. Por segmentos, a taxa de variação anual do crédito ao consumo e outros fins diminuiu 0,4 pp, para 5,4%, enquanto a tva do crédito à habitação (item que representa 79% do crédito às famílias) permaneceu nos -0,8%.

Já o rácio de crédito vencido das famílias manteve os 3,3% observados em fevereiro, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido desceu 0,1 p.p face ao mês anterior, para 10,2%, refletindo a redução de 0,1 p.p registado no segmento da habitação (3,9%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.