Facebook, LinkedIn e Twitter são as redes sociais com mais implementação em Portugal e no que toca à procura de emprego, já são ferramentas essenciais. De acordo com o estudo da empresas de recursos humanos, Adecco, é possível constatar que cada rede social oferece um diferentes ferramentas na pesquisa por um novo emprego.
É nos grupos de Facebook que mais se encontram anúncios de oferta de emprego para trabalhar através de casa (que podem ser encontrados través de grupos e páginas pesquisáveis com a keyword “emprego”), mas esses poderão não ser fiáveis, de acordo com o estudo com Adecco.
A empresa de recursos humanos afirma, sem surpresa, que “o mais importante dos canais das redes sociais é o LinkedIn”. Esta plataforma pode ser equiparada a um currículo no formato online, onde deve estar escrito que “está a procurar activamente trabalho” para que as empresas que encontrarem o perfil possam avaliar se é o candidato ideal para o lugar vago. As competências e os trabalhos já realizados devem ser colocados para que o recrutador se interesse pelo que é capaz de fazer.
No entanto, a rede social que mais está a crescer quando se trata de procurar emprego é o Twitter. A Adecco confirma que a capacidade de “partilhar tweets” é um dos aspectos positivos nesta rede, uma vez que pela quantidade de partilhas vai determinar o número de pessoas a quem a mensagem chega.
Há um aspecto comum que todos os perfis das redes sociais devem ter. “Seguir realmente quem interessa” é o conselho que a empresa dedicada aos recursos humanos faz, como seguir empresas e responsáveis do setor em que se ambiciona estar. As hashtags, apesar de estarem em decadência, ainda são uma boa forma de organizar a área geográfica e o emprego que deseja, para que seja mais fácil encontrar o que procura.
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