[weglot_switcher]

Encontro entre Putin e Zelensky é “possibilidade”, afirma delegação russa

O responsável da delegação russa classificou as negociações como “construtivas”. Por sua vez, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que foi feito “progresso suficiente” durante as conversas entre as delegações esta terça-feira, em Istambul, para permitir que Putin e Zelensky se encontrem.
  • Maxim Guchek/Belta/EPA
29 Março 2022, 14h36

Na sequência da reunião entre as delegações russa e ucraniana, a vontade de terminar o conflito parece ter ficado latente. Os representantes de ambos os países falam numa “possibilidade real” de que os dois presidentes possam reunir e discutir o fim da guerra, segundo a agência de notícias estatal russa “RIA-Novosti”.

A “RIA” cita a delegação russa, para afirmar que um dos tópicos discutidos durante a reunião, foi precisamente a possibilidade de realizar uma conversa, em formato presencial, entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, naquele que seria o derradeiro encontro para terminar o conflito na Ucrânia, precedendo um acordo de paz, negociado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da ambos os países. Tudo isto no cenário “otimista”.

O responsável da delegação russa, assessor presidencial Vladimir Medinsky, classificou as negociações como “construtivas”. Por sua vez, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que foi feito “progresso suficiente” durante as conversas entre as delegações esta terça-feira, em Istambul, para permitir que Putin e Zelensky se encontrem.

Medinsky afirma mesmo que há uma “probabilidade realista” de que os dois presidentes possam reunir. “Já preparámos documentos que permitem que os presidentes se reúnam em bases bilaterais”.

As negociações entre as duas partes “continuarão online 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse Podolyak, acrescentando que a Ucrânia precisa de “bases legais e claras”.

“A delegação russa é construtiva e consciente. Isso não significa que as negociações sejam fáceis. São muito difíceis. Mas o lado russo está atento às propostas russas e às propostas ucranianas”, acrescentou Medinsky.

Na mesma reunião, ficou também confirmado, pelo vice-ministro da Defesa russo, Alexander Fomin, que Moscovo vai “reduzir drasticamente a atividade militar” em duas frentes — nas cidades de Kiev e Chernihiv. A mensagem, confirmada pela “CNN”, foi transmitida através do canal oficial no Telegram do ministério da Defesa da Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.