[weglot_switcher]

Endesa apresenta projeto de recuperação de oliveiras para produção de azeite

A Endesa, através da sua filial Endesa Generación Portugal, venceu em 2022 o concurso de transição justa do Pego, em Portugal, e comprometeu-se com este projeto para a região.
6 Junho 2023, 19h43

A Endesa realizou esta segunda-feira o evento “Apadrinha uma Oliveira”, que aconteceu em Mouriscas, na Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego, em Abrantes.  O evento teve lugar junto à Oliveira de Mouchão (a mais antiga da Península Ibérica, com 3.350 anos).

Projeto “Apadrinha Uma Oliveira” em Portugal é uma parceria entre a Endesa e a ONG  e além de recuperar oliveiras abandonadas, promove a produção de azeite de forma tradicional e o cultivo de conservas a partir das hortas.

“Serão geradas oportunidades de emprego de qualidade, com 27 postos de trabalho associados ao projeto”, garante a Endesa que acrescenta que o prejto não só irá criar trabalho “no entorno rural” como ainda reativará o sector agrícola em abandono.

O objetivo na região de Abrantes, é recuperar 10.000 oliveiras abandonadas dos mais de 200 mil hectares de olival abandonado na região de Abrantes e Médio Tejo. Porque ao recuperar o património natural estamos também a mitigar o risco de incêndios na zona.

O projeto “Apadrinha Uma Oliveira” instalará o próprio lagar de azeite, uma fábrica de conservas e uma unidade de compostagem na região de Abrantes, incentivando assim a fixação da população rural.

A entidade irá lançar uma marca de azeite virgem extra “com propósito”, como consequência da recuperação dos olivais, e a médio prazo criará uma fábrica de conservas para recuperar os hortos da zona e consumir produtos locais.

O Projeto “Apadrinha uma Oliveira” está enquadrado no Plano para a Criação de Valor Partilhado ou CSV (Creating Shared Value), com que a Endesa trabalha em todos os seus projetos. Visa maximizar o seu valor para a comunidade envolvente através de um conjunto de iniciativas que são construídas através de um processo participativo com os agentes locais.

A colaboração da Endesa com a iniciativa começou na região espanhola de Andorra (Teruel), depois da adjudicação conquistada pela Endesa, no concurso de Transição Justa em 2022. Está incluída no relevante plano de desenvolvimento socioeconómico para a região.

“Apadrina un Olivo é um projeto social de referência em Espanha” é um modelo de empreendedorismo rural nascido em 2014 em Oliete, Teruel, Espanha, para gerar desenvolvimento rural sustentável em áreas pouco povoadas. “Gera um triple bottom line e um elevado impacto social, enquadrado nos cinco S’s ‘Social, Solidário, Sustentável, Saudável e Solar'”.

A Endesa, através da sua filial Endesa Generación Portugal, venceu em 2022 o concurso de transição justa do Pego, em Portugal, com um projeto que combina a hibridização de fontes renováveis e o armazenamento naquela que será a maior bateria da Europa, com iniciativas de desenvolvimento social e económico.

Depois do fecho da central térmica do Pego, a Endesa ganhou o concurso público e obteve em 2022, um direito de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) de 224 MVA. Para a instalação de 365 MWp de energia solar, 264 MW de energia eólica, com armazenamento integrado de 168,6 MW e um eletrolisador de 500 kW para a produção de hidrogénio verde.

Situado na Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego, trata-se de um projeto economicamente sustentável que não depende de subsídios externos, e que representa um investimento da Endesa de 600 milhões de euros.

O sucesso da proposta da Endesa deve-se sobretudo aos projetos de desenvolvimento social e económico para a Região, uma vez que se compromete com a criação de 75 postos de trabalho permanentes, um Plano Global de formação e capacitação aos residentes e apoio às PME para que integrem os seus projetos na Região.

O projeto da Endesa foi concebido desde o início como uma colaboração com a Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego e com os trabalhadores envolvidos no encerramento da central a carvão do Pego, pelo que a proposta apresentada inclui um Plano Global de formação e de desenvolvimento social e económico para a Região.

“O objetivo principal do evento, foi apresentar in loco o projeto e conscientizar os vários convidados sobre a importância do apoio e preservação do meio ambiente. Esta iniciativa, agora implementada a nível ibérico, promete trazer benefícios significativos para a região, de forma a reativar a economia sustentável”, avança a Endesa.

Durante o evento, o diretor geral da Endesa em Portugal, Guillermo Soler, e o diretor do negócio de produção elétrica da Endesa em Portugal, Pedro Almeida Fernandes, receberam o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, para formalizar esta inovadora parceria.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos afirmou: “este projeto vem potenciar a criação de sinergias entre os produtos de azeite e ajudar a alavancar todos os recursos instalados no concelho, num sector considerado estratégico para o Município”.

Durante o evento, foram destacados os benefícios socioeconómicos e ambientais que o projeto trará para a comunidade.

“A conservação dos olivais favorece não só um impacto social no território, mas também um impacto ambiental, contribuindo para a mitigação de CO2”, diz Pedro Almeida Fernandes, diretor do negócio de produção elétrica da Endesa em Portugal.

“Além disso, é um conjunto de estratégias e instrumentos para envolver os proprietários e utilizadores do território na conservação e boa utilização dos valores e recursos naturais, culturais e paisagísticos”, acrescenta Pedro Almeida Fernandes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.