[weglot_switcher]

Endividamento da economia atinge novo recorde: 757,5 mil milhões de euros (com áudio)

O endividamento da economia aumentou quatro mil milhões de euros em maio face ao mês anterior. Dos 757,5 mil milhões de euros em maio, 346,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 411,1 mil milhões de euros ao setor privado.
21 Julho 2021, 11h12

O endividamento da economia aumentou para 757,5 mil milhões de euros em maio, um novo recorde histórico, com uma subida de quatro mil milhões de euros face ao mês anterior, revelam os dados publicados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira.

Dos 757,5 mil milhões de euros registados no quinto mês do ano, 346,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 411,1 mil milhões de euros ao setor privado. Comparativamente com o mês anterior, o aumento de quatro mil milhões de euros resultou de um aumentos de 2,5 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 1,5 mil milhões de euros do endividamento do setor privado.

De acordo com o regulador bancário, a subida do endividamento do setor público deveu-se, sobretudo, aos acréscimos registados no endividamento junto do setor financeiro (1,5 mil milhões de euros) e no endividamento perante o exterior (0,8 mil milhões de euros).

A instituição liderada por Mário Centeno explica ainda que “no setor privado, o endividamento das empresas privadas aumentou 1,0 mil milhões de euros, evolução explicada principalmente pelo financiamento obtido junto do exterior (0,7 mil milhões de euros)” e o “endividamento dos particulares aumentou 0,4 mil milhões de euros, refletindo o financiamento obtido junto do setor financeiro”.

Em maio de 2021, a taxa de variação anual (tva) do endividamento total das empresas privadas foi de 1,8%, menos 1,0 pontos percentuais (pp) do que o verificado no mês anterior, enquanto a tva do endividamento total dos particulares subiu 0,4 pp, para 2,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.