Endividamento da economia aumentou mil milhões de euros em outubro

Empresas particulares continuaram a endividar-se no mês de outubro, tendo o endividamento crescido para 420,3 mil milhões de euros.

O sector não financeiro português – das famílias, empresas e Estado – registou, em outubro, 765,6 mil milhões de euros de endividamento, tendo aumentado 1,1 mil milhões de euros em relação a setembro, revela o Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira.

De acordo com os dados, o endividamento do sector público, ou seja, administrações e empresas públicas, cresceu 0,1 mil milhões de euros para 345,3 mil milhões de euros. “Esta subida resultou, sobretudo, do crescimento do endividamento perante o sector financeiro e as próprias administrações públicas”, nota a entidade, sendo que estas foram de 1,9 mil milhões e de 0,3 mil milhões de euros, respetivamente. Ainda assim, o valor “foi compensado pela diminuição do endividamento junto do exterior”, em 2,2 mil m milhões de euros.

Por sua vez, as empresas particulares continuaram a endividar-se no mês de outubro. O endividamento das empresas privadas e os particulares aumentaram mil milhões de euros para 420,3 mil milhões de euros.

“O endividamento das empresas privadas cresceu 0,6 mil milhões de euros. Este crescimento deveu-se, principalmente, ao financiamento obtido junto do exterior, que foi em parte compensado pela redução do endividamento perante o sector financeiro”, escreve o BdP.

Enquanto isso, o endividamento dos particulares subiu 400 milhões de euros e resultou no incremento do endividamento em relação ao sector financeiro.

Em outubro, o endividamento total das empresas privadas cresceu 2,4% comparativamente com outubro de 2020, o que correspondeu a uma aceleração de 0,6 pontos percentuais (p.p) em relação ao mês anterior.

O endividamento total dos particulares aumentou 3,2% relativamente ao período homólogo, mais 0,1 p.p do que o verificado em setembro.

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários