[weglot_switcher]

Energética dinamarquesa oferece aposta (a mil anos) no futuro das renováveis

A empresa Orsted emitiu 500 milhões de euros dívida com maturidade em 3017 para financiar novos parques eólicos e a procura dos investidores foi cinco vezes superior à oferta.
23 Novembro 2017, 15h38

A empresa dinamarquesa Orsted emitiu dívida para financiar novos parques eólicos, naquela que pode ser uma aposta de longo prazo no setor das energias renováveis. É que a gigante energética emitiu 500 milhões de euros em títulos com maturidade em 3017, ou seja, dívida com mil anos. Os investidores parecem ter ficado agradados com a ideia já que a procura superou em cinco vezes a oferta.

A Orsted oferece um cupão anual de 2,25% e é a primeira vez que a empresa, cuja atividade começou na extração de petróleo e gás, vai emitir green bonds (ou obrigações verdes). A energética dinamarquesa vendeu a divisão petrolífera no início do ano e está agora a transitar para a emissão de dívida que pretende financiar projetos com benefícios ambientais.

“Não escolhemos green bonds por acreditarmos que são o melhor negócio, fizemo-lo porque está em linha com a nossa estratégia”, explicou o chefe de relações com investidores da Orsted, Henrik B. Lund, em declarações à agência Bloomberg.

“A transição para green bonds ainda não está completa portanto primeiro temos de reunir alguma experiência, mas é algo que está no foco da empresa”, acrescentou o porta-voz da empresa anteriormente conhecida como Dong Energy, que é a maior exploradora do mundo de parques eólicos offshore. Além dos 500 milhões de euros em dívida a mil anos, a empresa colocou também no mercado 750 milhões de euros a 12 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.