[weglot_switcher]

Energia Unida cria primeira Comunidade de Energia industrial com a Plastidom/Domplex

A empresa da GreenVolt diz que serão aplicados 3.086 painéis solares fotovoltaicos que terão, ao todo, uma potência de 1.805 KWp. Através desta instalação será possível alcançar uma produção anual estimada de energia que ascende a 2.598 MWh, reduzindo a dependência da energia da rede em cerca de 20%.
23 Maio 2022, 11h09

A Energia Unida, empresa da GreenVolt – Energias Renováveis, vai criar com a Plastidom/Domplex, a sua primeira Comunidade de Energia Renovável no setor industrial, anunciou a empresa liderada por José Queirós de Almeida.

Vão ser instalados mais de três mil painéis solares fotovoltaicos nas instalações industriais e de logística da Plastidom/Domplex, na região de Leiria, capazes de atingir uma produção anual de 2.598 MWh.

É mais uma Comunidade de Energia Renovável que desta vez vai permitir uma poupança global de 6,8 milhões de euros, reduzindo a dependência da rede em cerca de 20%.

Em comunicado, a empresa da GreenVolt diz que serão aplicados 3.086 painéis solares fotovoltaicos que terão, ao todo, uma potência de 1.805 KWp. Através desta instalação será possível alcançar uma produção anual estimada de energia que ascende a 2.598 MWh, reduzindo a dependência da energia da rede em cerca de 20%.

“A instalação de painéis solares fotovoltaicos, em contexto da Comunidade de Energia, vai permitir reduzir significativamente as necessidades energéticas das duas unidades Industriais, partilhando a restante energia com outros consumidores, empresariais ou particulares”, refere a Energia Unida.

Por ser constituída uma Comunidade de Energia, “parte da energia renovável que será gerada a partir da luz solar, irá alimentar as instalações industriais e de logística da Plastidom/Domplex na região de Leiria, em Portugal, permitindo-lhe alcançar uma expressiva poupança na fatura energética, em tornos dos 6,8 milhões de euros, mas também uma redução de 689 toneladas em emissões CO2”, acrescenta a empresa.

Segundo José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, “as Comunidades de Energia Renovável são a melhor forma de fomentar a produção de energia renovável de forma descentralizada, sendo claros os benefícios para todos os setores, mas também para os consumidores. A Plastidom/Domplex, o nosso primeiro parceiro no setor industrial, reconhece o poder transformacional desta energia do futuro para a sua atividade, mas também para toda a comunidade ao seu redor”.

O grupo de implantação ibérica, que conta já com mais de meio século de história, “sempre procurou assegurar uma redução de custo ambiental e agora conseguirá produzir uma parte significativa da energia de que necessita, sendo que a restante será partilhada entre as suas instalações industriais, bem como com a restante Comunidade de Energia Renovável, até um raio de, em média, quatro quilómetros. A redução estimada do custo de energia para esta comunidade será de 24%”, refere a Plastidom/Domplex no comunicado conjunto.

João Russo e Miguel Rufino Salustiano, CFO e neto do CEO da Plastidom/Domplex respetivamente, referem na mesma nota que “é com enorme satisfação que abraçamos este projeto com a Energia Unida pois, para além das empresas, também as famílias poderão usufruir das suas enormes vantagens. Cremos que este é um avanço concreto na procura pela independência energética, sendo esta cada vez mais uma condição para garantir a sustentabilidade do nosso sector, para além dos benefícios ambientais que comporta. Acreditamos ser esta a fórmula para contornar a instabilidade criada pelas condições geopolíticas do momento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.