[weglot_switcher]

Enfermeiros de Portugal e Espanha reúnem em Congresso

Subordinado ao tema “Da Evidência à Prática Clínica, o primeiro Congresso Luso-Espanhol de Enfermagem realiza-se dias 27, 28 e 29 de outubro, na Atlântica University Higher Institution, em Barcarena.
26 Outubro 2016, 06h03

O congresso pretende “dar ênfase à aplicabilidade da investigação científica na prática clínica”, numa tentativa de afastar a ideia existente na maioria dos enfermeiros de que são dois mundos distintos que nunca se “encontram”. O fórum pretende ainda divulgar a produção científica, enquanto disciplina e profissão, assim como ser espaço de partilha ativa de conhecimento científico.

Em comunicado, a anfitrião da iniciativa, a Universidade Atlântica refere que o evento “fará parte” da sua história, não só por ser o primeiro, mas também por ser uma referência ao reunir  quatro grandes áreas de intervenção autónoma da profissão e enfermagem – Gestão, Ensino, Investigação e Prática Clínica.

Entre os conferencistas, destaque para Joaquim Amendoeira, coordenador no Instituto Politécnico de Santarém, que profere a conferência inaugural, e o enfermeiro Ricardo Braga, uma das referências na área da investigação clínica no Hospital de São José. De Espanha vêm nomes como Juan Gómez, da Universidade de Huelva, Daniel Fernandez Garcia, da Universidade de Léon, e José Ramon Riera, da Universidade de Alicante. Os debates serão moderados por professores da Atlântica.

O dia 27 é protagonizado por vários workshops, visando o desenvolvimento de competências associadas à investigação e intervenção em Saúde: Escrita científica, como publicar um trabalho científico, burnout nos profissionais de saúde, novos modelos pedagógicos no ensino em enfermagem, terapia emocional e bonding e literacia em saúde são as temáticas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.