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Engel & Völkers supera 168 milhões de euros em intermediação de imóveis em Portugal

A nível global, o grupo imobiliário germânico também diz ter registado o melhor ano de sempre, aumentando as receitas globais de comissões em cerca de 39%, para 1,27 mil milhões de euros.
31 Janeiro 2022, 19h19

A imobiliária Engel & Völkers ultrapassou os 168 milhões de euros em volume de intermediação de imóveis ‘premium’ em Portugal, atingindo um ano recorde neste domínio.

No que respeita ao número de operações de venda de imóveis ‘premium’ no nosso país, “o volume de intermediação em 2021 pela multinacional alemã em Portugal, subiu 61,3% face a 2020 e o valor global das transações subiu 75%”, sublinha um comunicado da empresa, acrescentando que o “preço médio das propriedades transacionadas em Portugal ultrapassou os 510 mil euros, registando uma subida de 8,6% face ao ano anterior”.

“O Grupo Engel & Völkers também registou o melhor ano de sempre a nível mundial. Aumentou as receitas globais de comissões em cerca de 39%, para 1,27 mil milhões de euros”, assinala o referido comunicado.

“A Engel & Völkers registou, em 2021, o maior volume de negócios de sempre em Portugal ultrapassando os 168 milhões de euros, com subida de 75% no valor global das transações. A multinacional alemã bate assim o recorde de 107 milhões de euros registado em 2019. O preço médio das propriedades vendidas ultrapassou os 510 mil euros, registando uma subida de 8,6% face ao ano anterior. O volume de arrendamento registou também um aumento muito acentuado, na ordem dos 78%, o que equivale a um valor próximo dos 1,9 milhões de euros (1,3 milhões de euros em 2020)”, adiantam os responsáveis da imobiliária germânica.

De acordo com o comunicado, “este desempenho mostra a forte recuperação do mercado imobiliário ‘premium’ em 2021 e beneficia do investimento significativo da Engel & Völkers em Portugal”.

“No último ano, assistimos a uma forte recuperação da procura por imóveis de qualidade, não só nas grandes áreas urbanas, mas principalmente no litoral e no interior do país. Acreditamos muito no potencial do mercado português e temos vindo a investir significativamente na formação dos consultores, no desenvolvimento tecnológico e no crescimento da rede de franchisados nas zonas ‘premium’ do país”, referiu Juan-Galo Macià, CEO da Engel & Völkers para Espanha, Portugal e Andorra.

Este responsável salienta que “a nossa força de vendas foi capaz de absorver a elevada e sustentada procura de propriedades de qualidade durante o último ano e tornar estes números possíveis”, acrescentando que “as boas equipas prosperam na adversidade e esta pandemia demonstrou a força da Engel & Völkers Portugal”.

“Devido à recuperação do mercado imobiliário durante o ano de 2021, vivemos uma grande procura por parte dos nossos clientes. Atualmente, sentimos uma grande procura de imóveis de qualidade não só nos centros urbanos como também na costa e no interior e, por isso, o nosso objetivo é também aumentar a carteira de imóveis. Em Portugal, por exemplo, para as 2.332 propriedades ativas temos 32.500 clientes que procuram a melhor oportunidade, o que dá uma média de aproximadamente 14 clientes por propriedade”, refere Juan-Galo Macià.

O CEO da Engel & Völkers para o mercado nacional assegura que “hoje, contamos com cerca de 200 consultores que operam a marca em Portugal”.

“Para este ano, dada a grande procura existente só em Lisboa, onde contamos com 78 consultores, o objetivo é duplicar o seu número para poder garantir um melhor serviço e cumprir as expectativas dos nossos clientes. Afinal, esta é a nossa prioridade”, reforça Macià.

Em termos globais, o Grupo Engel & Völkers aumentou as suas receitas de comissões globais em 2021 em cerca de 39%, para 1,27 mil milhões de euros (2020: 937 milhões de euros), “marcando o ano com o melhor desempenho de sempre na história da marca”.

No ano passado, a empresa intermediou propriedades no valor de aproximadamente 40 mil milhões de euros (2020: 27 mil milhões de euros), prosseguindo a sua tendência de crescimento.

“2021 foi um ano recorde para a Engel & Völkers, graças à elevada e contínua procura de bens imobiliários e à implementação consistente da nossa estratégia empresarial. O nosso forte crescimento resulta da excelente formação dos nossos consultores para um elevado nível de profissionalismo, da intensificação das nossas atividades nos mercados mais procurados a nível internacional para primeira e segunda residência, bem como do investimento na nossa plataforma tecnológica digital”, refere Sven Odia, CEO do Grupo Engel & Völkers.

Em termos geográficos, a Engel & Völkers América alcançou o maior crescimento de receitas gerando, aproximadamente, 544 milhões de euros (o equivalente a 616 milhões de dólares americanos) em comissões.

Espanha, Portugal e Andorra registaram um aumento de 77% nas receitas em relação ao ano anterior, enquanto a Itália registou um aumento de 55%.

“A divisão comercial, com os seus segmentos especializados em investimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, bem como no arrendamento de escritórios, espaços industriais e comerciais, gerou um volume de negócios de aproximadamente 145 milhões de euros em 2021, o que marca um aumento de 25% nos cerca de 120 escritórios a nível mundial (2020: 115 milhões de euros)”, garante o referido comunicado.

Sobre a expansão global e crescimento de consultores do grupo, “a Engel & Völkers está fortemente posicionada em todo o mundo para continuar a sua expansão em 2022”, assumem os responsávesi da empresa especificando: “o modelo de negócio comprovado do grupo, que consiste nos pilares bem estabelecidos do negócio de franquias, o conceito de ‘Market Center’ e as operações próprias da empresa, será ampliado”.

“O número crescente de especialistas que trabalham em todo o mundo sob a marca Engel & Völkers reflete a atratividade da empresa. Em 2021, mais de 70 novos empregados foram contratados apenas na sede de Hamburgo e mais de 90 novas lojas foram abertas em todo o mundo”, revela o comunicado em questão.

“A fim de reforçar a presença global da marca e a nossa experiência no mercado internacional continuamos a contratar personalidades fortes e a capacitá-las para escrever connosco os próximos capítulos da nossa história de sucesso”, conclui Sven Odia.

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