Engenheiros discutem futuro da profissão

A 16ª edição do “Dia Regional Norte do Engenheiro” – evento anual, organizado pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) – terá lugar já no próximo sábado, 26 de setembro, a partir das 14h30, na Casa das Artes dos Arcos de Valdevez. O encontro contará com cerca de 300 profissionais das diversas áreas da […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

A 16ª edição do “Dia Regional Norte do Engenheiro” – evento anual, organizado pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) – terá lugar já no próximo sábado, 26 de setembro, a partir das 14h30, na Casa das Artes dos Arcos de Valdevez. O encontro contará com cerca de 300 profissionais das diversas áreas da engenharia com o objetivo de refletir sobre questões como a empregabilidade, emigração/internacionalização, o ensino e qualidade da oferta formativa ou o futuro da profissão no nosso país e na Europa.

Este ano, a discussão terá como epicentro o novo modelo curricular de desenvolvimento profissional que a OERN pretende implementar já a partir de outubro. O Valorie– Sistema de Valorização de Competências e Qualificação Profissional é um projeto pioneiro a nível europeu e visa garantir o reconhecimento mais ágil das competências dos engenheiros no contexto nacional, mas sobretudo internacional. O objetivo é hierarquizar as dimensões profissional, formativa e social de cada engenheiro num Curriculum Vitae Certificado único e validado pela Ordem, gerando assim maior confiança do mercado e da sociedade na engenharia.

OERN homenageia engenharia portuguesa

O Dia Regional Norte do Engenheiro é, ainda, um momento de celebração da engenharia portuguesa. No evento, a OERN prestará homenagem aos engenheiros Luís Braga da Cruz, António Vasconcelos e Gerardo Saraiva de Menezes, num reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento do país, da Ordem dos Engenheiros e da promoção e valorização da engenharia portuguesa a nível nacional e internacional. A cerimónia conta com a presença do Bastonário da Ordem, Carlos Matias Ramos e do Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Fernando de Almeida Santos.

OJE

Recomendadas

Comunidades pedem a António Costa que resolva “discriminação” de pensionistas

O Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE) endereçou hoje uma carta ao primeiro-ministro de Portugal a solicitar a atualização das pensões e reformas para evitar perdas do valor futuro das pensões e reformas dos portugueses no estrangeiro.

JMJLisboa2023. Portugal terá retorno económico de cerca de 350 milhões de euros

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza no próximo mês de agosto em Lisboa, vai ter um retorno económico para Portugal de cerca de 350 milhões de euros, revelou hoje o coordenador do evento nomeado pelo Governo.

Câmara de Grândola aprova nova descida do IMI e alargamento do IMI familiar

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, na passada quinta-feira, as propostas de redução do IMI de 0,34% para 0,33%, e de alargamento do IMI familiar para famílias com um dependente. Reduções que são para vigorarem em 2023.