[weglot_switcher]

Enjoa no carro? Estes seis conselhos vão ajudá-lo

A Ford levou a cabo um estudo sobre os enjoos sentidos nas viagens de carro e deixa seis conselhos para acabar com esta maleita, enquanto desenvolve esforços para reduzir os enjoos nos seus modelos futuros.
10 Abril 2017, 15h47

Numa altura em que as viagens nas estradas portuguesas aumentam com a proximidade da Páscoa, os enjoos vão afetar mais portugueses durante os percursos de carro. O para arranca no trânsito e as estradas sinuosas tendem a piorar esta condição, que atinge dois terços das pessoas em algum momento e é mais prevalente nos passageiros, especialmente nas crianças e adolescentes, sendo ainda agravada quando se viaja nos bancos traseiros, se joga videojogos ou se assiste a filmes. Todas estas conclusões podem ser retiradas de um novo estudo levado a cabo pela Ford com a ajuda de especialistas sobre enjoo em movimento. O mesmo estudo verificou que os passageiros que olhavam pela janela, sentiam-se doentes, em média, após 10 minutos. E eram todos adultos.

“Para muitos condutores que pensam que os filhos têm problemas de enjoo nos carros pode simplesmente ser que os seus filhos tenham um problema com a sua condução,” revela Jelte Bos, professor universitário de Sistemas Percetivos e Cognitivos. Este especialista, que também leciona uma disciplina de Perceção de Movimento na Universidade Vrije, em Amsterdão, e que tem trabalhado num dispositivo que mostra quanto o comportamento ao volante pode afetar o enjoo dos passageiros, defende que “adotar um estilo de condução mais suave é um caminho a percorrer no sentido de diminuir os sintomas de náuseas e isso reduz os custos com combustível também.”

A Ford realizou já alguns testes com veículos com janelas mais elevadas e que permitiam um campo de visão mais alargado, registando menor propensão para o enjoo. De seguida, a Ford pretende explorar formas alternativas de permitir uma maior visão aos passageiros do banco traseiro para que estes possam aperceber-se da aproximação de estradas sinuosas e de pontes com ressaltos.

Para o imediato, Jelte Bos deixa alguns conselhos a ter para diminuir os sintomas de enjoo:
– Nos lugares traseiros, sente-se no banco do meio, para visualizar a estrada, ou, preferencialmente, viaje nos bancos da frente;
– Realize uma condução mais suave e, sempre que possível, evite travagens bruscas, acelerações fortes e buracos no pavimento;
– Distraia os passageiros – cantar uma canção em família pode ajudar;
– Beba refrigerantes de cola e coma biscoitos de gengibre, mas evite o café;
– Use uma almofada ou um suporte de pescoço para manter a cabeça o mais imóvel possível;
– Ligue o ar condicionado para que circule ar fresco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.