[weglot_switcher]

Ensino superior: Brighter Future ajuda candidatos a escolher o que estudar

A plataforma da Fundação José Neves fornece dados sobre cursos, vagas e empregabilidade, bem como um Guia para jovens e pais: como escolher o que estudar. A primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior público decorre até 20 de agosto.
10 Agosto 2021, 14h22

Que curso escolher? qual o mais adequado? Para ajudar o candidato ao ensino superior, a plataforma Brighter Future, da  Fundação José Neves, disponibiliza um vasto número de dados e informação que o poderá ajudar a decidir que curso escolher numa altura em que decorre o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público.

Os dados vão desde o número de vagas, média do último colocado no concurso anterior e provas de ingresso, até dados sobre alunos inscritos e diplomados e, ainda, desemprego de recém-diplomados. O Brighter Future reúne, também, informação e dados sobre todas as licenciaturas, mestrados integrados e cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) existentes no país.

O portal também disponibiliza artigos sobre educação, emprego e competências.  Por exemplo, em 2020 apurou-se que os cursos com as médias de entrada mais elevadas foram das áreas CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas) e de Saúde, tendo sido as médias mais baixas verificadas em cursos no ensino politécnico e no interior de Portugal. Pode ver aqui as médias dos colocados no Concurso Nacional de Acesso de 2020.

No seguimento da preparação para o ingresso no ensino superior, a plataforma também disponibiliza o Guia para jovens e pais: como escolher o que estudar?, que inclui recomendações úteis para os estudantes e famílias se prepararem para uma fazer uma escolha informada sobre a continuação dos estudos, salientando a importância de conhecer antecipadamente dados sobre a empregabilidade, salários e o perfil de funções de cada área, entre outros.

“Nesta altura do ano em que os jovens têm de tomar decisões importantes, uma escolha ponderada e bem informada é fundamental para a construção de um futuro académico, profissional e pessoal de excelência”, salienta Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2021/2022 disponibiliza 52.242 vagas. A candidatura à primeira fase decorre até 20 de agosto e é apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior na internet: http://www.dges.gov.pt

Os candidatos vão poder escolher entre mais de mil novos cursos, dos quais mais de uma dezena são novos cursos em áreas que vão desde a engenharia aeroespacial e biológica à ciência de dados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.