[weglot_switcher]

Entidade que autorizou jantar no Panteão Nacional nega apresentação de livro em museu portuense

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, vai entregar uma exposição à Procuradoria-Geral da República sobre a situação.
15 Novembro 2017, 18h31

Rui Moreira vai entregar uma exposição à Procuradoria-Geral da República (PGR) a relatar os e-mails trocados com a diretora do Museu Nacional Soares dos Reis, que terá intermediado o pedido de cedência – que viria a ser recusado – do auditório portuense para a apresentação de um livro, noticia hoje a edição online do Expresso.

Assim, a Direção Geral do Património Cultural, a mesma entidade que aprovou o jantar da Web Summit no Panteão Nacional, recusou liminarmente que Rui Moreira apresentasse o livro “Sem Medo do Futuro” neste espaço.

Web Summit foi o décimo evento no Panteão Nacional

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) indica que o jantar da Web Summit, que fez disparar críticas nas redes sociais, foi o décimo evento a realizar-se no Corpo Central do Panteão. O primeiro terá acontecido em 2002 e desde então outros eventos têm vindo a ocupar o edifício que acolhe os túmulos das grandes figuras da história portuguesa, avança o jornal ‘Público’.

Com a regulamentação legal da utilização dos espaços sob tutela da DGPC, em 2014, o aluguer do Panteão Nacional para a realização de eventos intensificou-se. Só este ano, o espaço foi alugado para a realização de três eventos, além daqueles que tiveram lugar nas restantes zonas do monumento, como o Coro Alto, a Sala Sul, o Terraço e o Adro.

O DGPC indica ainda que a diretora do Panteão, Isabel Melo, rejeitou um pedido para a realização de uma festa de fim de ano, sem o colocar sequer à consideração da entidade. Os preços para o aluguer o espaço variam entre os os 750 euros e os 5.000 euros, consoante o espaço requisitado e a motivação da mesma (comercial ou cultural).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.