PremiumEntrada de João Ferreira nas listas de deputados antecipa subida a líder

Vereador da Câmara de Lisboa ocupa um lugar não elegível, mas isso abre-lhe as portas do Parlamento desde que Jerónimo de Sousa renuncie ao mandato de deputado se deixar de ser secretário-geral.

O mais recente indício de que o antigo eurodeputado e candidato presidencial João Ferreira deverá ser o próximo secretário-geral do PCP foi dado com o anúncio da sua inédita inclusão entre os candidatos da CDU à Assembleia da República pelo círculo da capital. Apesar de o vereador da Câmara de Lisboa, tido como o mais provável sucessor de Jerónimo de Sousa, ocupar um lugar claramente não elegível, sendo 10.º da lista encabeçada pelo líder comunista e em que os quatro eleitos em 2019 voltam a ir a votos, tal presença assegura a sua participação nos debates parlamentares se e quando as circunstâncias mudarem no partido.

Eleito secretário-geral do PCP em 2004, Jerónimo de Sousa foi confirmado na liderança comunista no XXI Congresso, realizado em Loures em novembro de 2020, pelo que – a não ser que a Assembleia da República volte a ser dissolvida -, o seu mandato terminará antes do final da legislatura que terá início na sequência das eleições de 30 de janeiro. Isso permite que uma nova liderança prepare o ciclo eleitoral seguinte. Até porque o secretário-geral que sucedeu a Carlos Carvalhas em 2004 tem agora 74 anos e será então pouco mais novo do que o líder histórico Álvaro Cunhal era quando abandonou a liderança, já com 79 anos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumMemórias pessoais e transmissíveis

Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

PremiumGeorge Clooney e o Speedmaster ’57

Coincidindo com o 65º aniversário da linha Speedmaster, a coleção completa Omega Speedmaster ’57 inclui agora oito novos modelos.

PremiumBiografia de Lula Inácio da Silva

Para lá das emoções que provoca, positivas ou negativas, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da história do Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.
Comentários