PremiumEnvio de tanques ocidentais para território ucraniano abre período de forte incerteza

A Alemanha demorou muito tempo a concordar com o envio dos seus tanques de guerra porque Olaf Scholz sabe que as consequência podem ser muito negativas.

O desbloqueio do impedimento do envio dos tanques de guerra alemães Leopard 2 para o terreno da guerra na Ucrânia abre uma fase desconhecida no confronto com a Rússia e deixa a comunidade internacional que apoio o esforço ucraniano perante o desconhecido. A Rússia já assegurou que não vai deixar passar sem represálias o aumento do envolvimento do Ocidente na guerra, mas ninguém parece saber ao certo o que é que Moscovo quer dizer com ‘represálias’.

Esse era o maior receio do governo germânico, o que o fez hesitar durante várias semanas, para desespero do presidente Zelensky. E apesar das queixas dos Estados Unidos e de França face às hesitações da Alemanha, o certo é que estes países ocidentais não avançaram antes de haver uma decisão concertada – como se o tema obrigasse a uma espécie de diluição do risco que claramente constituir enviar tanques de combate para a Ucrânia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

PremiumDepois da tempestade, vem a bonança

Fed mais hawkish não assusta investidores, à medida que os mercados superam a crise bancária.

PremiumPortimão estreia corrida de superbikes feminina

Terá lugar em outubro deste ano e início em 2024, revela ao JE, Jorge Pessanha Viegas, o único português que lidera uma federação desportiva a nível mundial e foi reeleito para um novo mandato.
Comentários