[weglot_switcher]

Erdoğan: “O meu desejo é que França se veja livre do problema que é Emmanuel Macron”

Numa continuação da troca de palavras entre os dois líderes, que tem incluído tópicos tão diversos como as caricaturas do Profeta Maomé ou a guerra na Líbia, o presidente turco aproveitou agora as orações de sexta-feira para expressar o desejo de que Macron abandone o Eliseu.
  • Recep Tayyip Erdogan
4 Dezembro 2020, 18h38

O presidente turco Recep Tayyip Erdoğan voltou a atacar o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, afirmando que espera que a França se veja livre dele em breve, de acordo com a Associated Press (AP). Os comentários foram feitos em Istambul durante as orações de sexta-feira.

“O meu desejo é que França se veja livre do problema que é Macron tão cedo quanto possível”, afirmou Erdoğan. O presidente turco questionou a autoridade francesa enquanto mediadora do conflito que opõe arménios e azeris em Nagorno-Karabakh, além de ter previsto que a questão com os “Coletes Amarelos” não seria ultrapassada enquanto Macron servir no Eliseu.

O presidente francês evitou escalar a situação, falando esta sexta-feira em “respeito” enquanto desviou uma questão sobre o assunto. Recorde-se que os dois líderes têm trocado duras palavras numa escalada de retórica sobre tópicos como islamofobia e as tensões com a comunidade muçulmana em França, os direitos de exploração de bolsas de petróleo e gás natural no Mediterrâneo e ainda os direitos humanos e a liberdade de expressão na Turquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.