Recep Erdogan já tomou posse para um terceiro mandato como Presidente da Turquia, depois de ter garantido a vitória nas eleições do fim de semana passado. Quando terminar este mandato, que se estende até 2028, Erdogan terá ocupado o lugar de Chefe de Estado turco durante 14 anos, que se somam aos 11 anos em que exerceu o lugar de primeiro-ministro.
“Eu, como Presidente, juro pela minha honra e integridade, perante a Nação turca e a história, proteger a existência e independência do Estado”, comprometeu-se o político na cerimónia que decorreu este sábado no Parlamento de Ancara.
Segue-se agora um encontro no Palácio Presidencial, que contará com a participação de líderes e responsáveis de 78 países e organizações internacionais, incluindo o Presidente da Venezuela, o primeiro-ministro da Hungria e o secretário-geral da NATO, segundo a Reuters.
Em 2003, Erdogan assumiu o cargo de primeiro-ministro da Turquia, depois de o seu partido islamita AKP ter ganhado as eleições de 2001. Viria ser reeleito duas vezes e a tornar-se Presidente em 2014, lugar no qual se mantém desde então.
A Turquia tem cerca de 85 milhões de habitantes e mais de 61 milhões de eleitores inscritos.