A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) iniciou uma investigação sobre a forma como a Ericsson lidou com um escândalo de corrupção no Iraque, segundo a “Bloomberg”.
A SEC “abriu uma investigação sobre os assuntos descritos no relatório de investigação da empresa sobre Iraque de 2019”, disse a Ericsson em comunicado. A empresa acrescentou que está a “cooperar totalmente” e que “é muito cedo para determinar ou prever o resultado”.
A Ericsson está no olho da tempestade devido à má gestão das operações no Iraque. Em março, o Departamento de Justiça dos EUA disse que a Ericsson não fez as divulgações adequadas sobre as operações no Iraque. Entretanto, a empresa admitiu que pode ter pago à organização terrorista ISIS para obter acesso a rotas de transporte, algo que remonta a 2011.
Analistas do Svenska Handelsbanken referem que a empresa pode enfrentar multas que podem variar entre os 100 milhões de dólares e os 300 milhões de dólares quando as investigações dos EUA forem resolvidas. A notícia da investigação da SEC “é obviamente negativa para a ação, mas não deve ser uma grande surpresa para o mercado”, disse Daniel Djurberg analista.