Erupção de vulcão nas Filipinas provoca coluna de cinzas tem um quilómetro

Foram registadas explosões no vulcão Bulusan, que está a cerca de 500 quilómetros a sudeste de Manila, durante 17 minutos este domingo, segundo as autoridades filipinas, que já tinham registado atividade sísmica anormal na região nos últimos dias.

Um vulcão no sudeste das Filipinas entrou em erupção este domingo, 5 d ejunho, provocando uma coluna de cinzas com um quilómetro de altura, segundo o Instituto Filipino e Vulcanologia (Phivolcs), que emitiu um alerta às populações.

Foram registadas explosões no vulcão Bulusan, que está a cerca de 500 quilómetros a sudeste de Manila, durante 17 minutos este domingo, segundo as autoridades filipinas, que já tinham registado atividade sísmica anormal na região nos últimos dias.

O Phivolcs revelou que foram registados 77 terramotos com origem vulcânica nas 24 horas anteriores à erupção.

A nuvem provocada pela erupção cobriu de cinzas as povoações de Juban e Casiguran, na província de Sorsogon, e foi emitido um alerta às populações de nível 1, numa escala em que 5 é o de maior perigo.

Não há registo de feridos ou mortos e as autoridades filipinas disseram não ser expectável, neste momento, uma erupção de maiores dimensões.

O arquipélago das Filipinas está situado sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região com intensa atividade sísmica, e tem 23 vulcões ativos.

O Bulusan é um dos vulcões mais ativos do país.

A maior erupção registada até hoje nas Filipinas foi a do vulcão Pinatubo em junho de 1991, em que morreram 850 pessoas.

Relacionadas

Tsunami causado pela vulcão de Tonga alterou níveis do mar em Portugal

O tsunami desencadeado pela erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, que entrou em erupção na passada sexta-feira, no Oceano Pacífico, provocou alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e em Peniche. Hoje, segunda-feira, foi detetada nova erupção do vulcão, dois dias depois da primeira, que desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico.

Lava do vulcão em La Palma ocupa mais oito hectares nas últimas horas

Os maiores constrangimentos causados este domingo ​​pelo vulcão ocorrem nas ligações aéreas com a ilha, interrompidas desde a manhã de sábado, devido à queda de cinzas no aeroporto, na zona leste da ilha, que mantém as pistas inoperacionais.
Recomendadas

Avalanche em Itália mata pelo menos sete pessoas. Draghi culpa as alterações climáticas

A região tem registado temperaturas excecionalmente altas nos últimos dias. “O calor é incomum”, disse o porta-voz do serviço de resgate, Walter Milan, observando que os termómetros atingiram 10°C no pico da montanha nos últimos dias.

Ucrânia precisa de 750 mil milhões de dólares para plano de recuperação

“Hoje, as perdas diretas de infraestrutura da Ucrânia chegam a mais de cem mil milhões de dólares. Quem vai pagar pelo plano de renovação, que já está a ser avaliado em 750 mil milhões?”, questionou o primeiro-ministro do país, Denys Shmygal.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários