[weglot_switcher]

Escândalo de corrupção afeta governador do Banco da Letónia

Primeiro-ministro letão já anunciou que o gabinete anticorrupção irá pedir a suspensão de Ilmars Rimsevics como responsável do banco central da Letónia.
19 Fevereiro 2018, 15h43

O governador do Banco da Letónia, Ilmar Rimsevics, detido este domingo, é suspeito de ter solicitado e aceite um suborno de pelo menos 100 mil euros, de acordo com informação divulgada pelo diretor do Gabinete para a Prevenção e a Luta contra a Corrupção (KNAB) deste país báltico, Jekabs Straume.

Perante os media da Letónia, Straume realçou que Rimsevics encontra-se detido numa prisão em Riga, a capital do país, a aguardar que saia em liberdade sob fiança.

O responsável do gabinete anticorrupção esclareceu que, além do governador do banco central da Letónia, está a ser investigada outra pessoa, cujo nome não foi tornado público, por alegadamente ter facilitado o suborno.

O governador foi detido no passado fim-de-semana por agente da KNAB, no aeroporto de Riga, após regressar ao país de uma viagem ao estrangeiro. Uma vez acusado de um delito, a KNAB é responsável por fixar os termos da libertação do governador do Banco da Letónia ou, inclusivamente, a sua permanência na prisão.

O primeiro-ministro letão, Maris Kucinskis, assinalou em declarações à imprensa local que a KNAB irá pedir a suspensão de Rimsevics como responsável do banco central.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.