No começo do mês a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, estimou que Portugal precise de 45 mil a 50 mil trabalhadores no sector do turismo. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reconhece a escassez de trabalhadores e como tal apresenta nove medidas para ajudar com o problema.
“As empresas do Alojamento Turístico e da Restauração e Bebidas devem procurar empreender estratégias criativas para atrair e reter profissionais, que devem ir além da retribuição e que podem passar por sistemas de avaliação, práticas de reconhecimento, garantias de progressão na carreira e a uma melhor conciliação entre vida profissional e vida familiar”, aponta a AHRESP como primeira medida, em comunicado.
Além disso, a associação sugere que “o valor da retribuição tenha sempre em consideração os ganhos de produtividade, fruto do desempenho individual do trabalhador, mas também do desempenho coletivo ao nível de toda a estrutura empregadora”.
Outra medida, remete para “criação de um ambiente mais favorável ao funcionamento das empresas, nomeadamente por via da redução de encargos fiscais, nomeadamente aqueles diretamente relacionados com o trabalho”.
Relativamente ao tempo de trabalho a AHRESP propõe “uma melhor e mais adequada gestão”, indicado que este “é um fator que gera maior produtividade, o que aumenta a disponibilidade financeira para que as empresas possam proporcionar melhores condições de trabalho”.
Quanto à valorização das profissões, a associação diz que “devem promover-se iniciativas e mecanismos” neste sentido. Aqui “pode contribuir uma redenominação das categorias profissionais e uma adequação dos seus conteúdos funcionais, por forma a adequá-los à realidade atual e às exigências das nossas atividades”.
No campo da formação, a AHRESP fala do “desenvolvimento e implementação de um programa de curta duração, para as categorias profissionais mais carentes de mão-de-obra qualificada e que, desta forma, facilitem o acesso à profissão”. “Estas formações devem ser divulgadas e promovidas junto de desempregados e de ativos de outras áreas de atividade que desejem iniciar uma carreira nas empresas de Alojamento Turístico e de Restauração e Bebidas”.
Ainda na área da formação, representante de Restauração e Hotelaria afirma ser “urgente uma aposta séria e estruturada na qualificação dos trabalhadores do turismo, promovendo-se um sistema de ensino dual, complementando a aprendizagem com a experiência prática”.
No comunicado a AHRESP pede também que a imigração seja “encarada como fazendo parte da solução, desde que de forma organizada e com garantia de condições dignas, de trabalho e de vida”. “Para isso, o poder público deverá ainda rever os atuais mecanismos de legalização para trabalhadores por conta de outrem e de reconhecimento de habilitações, que devem ser agilizados”, sublinha.
Por fim, a associação sugere ainda a “elaboração de um ‘Livro Verde do Mercado do Trabalho HORECA’, para, de forma clara e precisa, se identificar as atuais carências do Mercado, quer em termos de quantidade de recursos humanos, quer em termos da sua qualificação”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com