[weglot_switcher]

Escolas de Direito e sociedades unem-se para dinamizar mercado

A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica é uma das instituições que tem procurado assinar acordos com a indústria da advocacia, tendo parcerias formadas com VdA, PLMJ, Morais Leitão, Abreu, Sérvulo, Cuatrecasas e Eversheds Sutherland FCB.
10 Junho 2023, 16h00

O conceito de casamento entre o conhecimento e a indústria também se verifica no mundo do Direito. Amiúde, estabelecimentos de ensino superior que formam futuros advogados, juristas ou juízes unem-se aos escritórios que, enquanto houver saída profissional, um dia os irão receber. A ideia é que não faltem estagiários, associados ou sócios nas firmas nem professores ou oradores nas conferências das universidades. Quem ganha? Todos. Para os alunos, pode ser uma rampa de acesso aos seus potenciais superiores hierárquicos, prémios monetários consideráveis e quiçá lançamento no competitivo mercado da advocacia.

Um dos case studies neste tipo de acordos é a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, que há vários anos tem procurado “estreitar as relações com as sociedades de advogados através de parcerias estratégicas”, que acredita contribuírem “para a modernização e internacionalização do ensino, bem como para o desenvolvimento da investigação na área do Direito em Portugal”, segundo as palavras da diretora.
“Uma das características da nossa escola é a estreita ligação ao mercado de trabalho, em todas as áreas de ensino. Esta ligação traduz-se em inúmeras parcerias que se materializam em diferentes acordos. Estamos sempre abertos a novos projetos e em permanente ligação com o mercado com o objetivo de aprofundar parcerias existentes ou estabelecer novos acordos, seja com sociedades de advogados ou outras entidades”, começa por explicar Ana Taveira da Fonseca ao Jornal Económico (JE).

A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – também conhecida como Católica Lisbon School of Law – considera que é uma aposta na retenção e atração de profissionais qualificados, num momento em que a procura é elevada. Aliás, Portugal tem mais de 33 mil inscritos na Ordem dos Advogados e, como se tem vindo a confirmar, o número não para de aumentar. “Assistimos, neste momento, a uma grande procura de talento jovem. Todas estas parcerias são importantes para atrair e reter”, garante a diretora desta instituição.

Sete sociedades
O programa de patrocínios mais recente é o de “Chairs” e “Professorships”, no âmbito da Católica Global School of Law para fixar professores e investigadores internacionais. A Vieira de Almeida (VdA), a PLMJ, a Abreu Advogados e, em meados do primeiro trimestre, a Eversheds Sutherland FCB encontraram mais-valias no plano e juntaram-se. De acordo com a faculdade, tem permitido reforçar “o corpo docente de referência”.

Assim, há quatro grandes acordos assinados, com as seguintes designações formais: VdA Chair in Digital Governance, Abreu Professorship in Law and Innovation, PLMJ Chair in Law and Technology e Eversheds Sutherland FBC Professorship in International Corporate Law. No total, são milhares de euros envolvidos, embora os valores formais não sejam conhecidos e continuem um tabu.

No caso do penúltimo, rubricado em março do ano passado com a Abreu, envolveu um protocolo de cooperação para criar uma unidade disciplinar de Direito Empresarial Internacional (Chair in International Business Law) e o patrocínio do L.L.M. de Direito na Economia Digital (Law in a Digital Economy). Para se ter uma noção “palpável” dos trâmites destas cooperações, ainda no início de maio a Abreu e a Faculdade de Direito da Católica organizaram uma palestra inaugural em Direito e Inovação com o professor Giuseppe Mazziotti sobre, entre outros, os direitos dos criadores à remuneração numa economia digital dominada pelos gigantes do sector ou os direitos dos autores numa sociedade subjugada a algoritmos pouco transparentes. Os temas quentes da tecnologia aplicados ao “legalês” para conquistar os aprendizes, os assessores oriundos da geração Z que são autênticos nativos digitais.

Além dos patrocínios suprarreferidos, a Católica de Lisboa conta ainda com o patrocínio de outras sociedades de advogados, entre as quais a Sérvulo & Associados, a Morais Leitão e a Cuatrecasas, qua patrocinam programas de mestrado e LL.M., respetivamente. “No contexto da licenciatura em Direito, instituímos há muitos anos, em parceria com vários escritórios de advogados, os prémios de excelência que se destinam a premiar os alunos que se destacam com as melhores classificações em determinadas disciplinas. Adicionalmente, através do programa de Clínicas Legais, estabelecemos acordos com diferentes entidades, permitindo que, a partir do 3º ano da licenciatura, os alunos tenham um maior contacto com a prática”, conta ainda a professora académica.

Ana Taveira da Fonseca menciona também a atividade do Gabinete de Carreiras da faculdade, através do qual a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Católica dinamiza a componente de formação profissional, por via da celebração de protocolos os alunos podem realizar fazer de curta duração nos escritórios ou noutras entidades. “Temos também estabelecido acordos com sociedades de advogados que apoiam a formação de alunos, através de programas de bolsas de estudo”, realça, em declarações ao JE.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.