[weglot_switcher]

Escolas, mercados e hospitais de Moçambique com acesso à Internet graças a projecto português

O objectivo é estender a iniciativa ao resto do país e criar uma rede global de aldeias digitais através da Internet de banda larga.
30 Setembro 2018, 18h00

No início deste mês os investigadores do centro de investigação Fraunhofer AICOS viajaram até Mocuba e Alto Molócuè, no norte de Moçambique, onde instalaram a primeira rede SV4D (Sustainable Villages for Development / Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento), criando praças digitais em locais como escolas secundárias, universidades, autarquias locais e até mercados.

O objectivo é estender a iniciativa ao resto do país e criar uma rede global de aldeias digitais através da Internet de banda larga.

Durante a viagem, a equipa do Fraunhofer AICOS instalou hardware e software customizado às necessidades destas comunidades, adaptando a tecnologia existente.

Ao tirar partido das infraestruturas existentes, às quais foi acrescentado um sistema que simula conectividade permanente, o projecto SV4D permite que a informação “salte de dispositivo em dispositivo” até que chegue a uma área conectada onde possa ser encaminhada para seu o destino final.

Em Mocuba, foram criadas praças digitais na Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (Campus de Nacogolone – UNIZAMBEZE), no Instituto Agrário de Mocuba, na Escola Secundária de Mocuba, no Hospital Distrital de Mocuba, e nos edifícios da Administração do Distrito e Conselho Municipal.

Em Alto Molócuè, há neste momento pessoas ligadas à rede na Escola Secundária Geral da Pista Nova, no Instituto de Formação de Professores de Alto Molócuè, no Mercado Central, e igualmente em edifícios da Administração do Distrito e Conselho Municipal.

Liderado pelo Fraunhofer AICOS, este projecto conta com o apoio do FSAU – Fundo do Serviço de Acesso Universal do INCM – Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, e da ARCTEL-CPLP – Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.