Escolas públicas no topo do ‘ranking do sucesso’

Novo indicador do Ministério da Educação permite saber quais são as escolas onde a maioria dos alunos não chumba e tem positiva nos exames.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

O Ministério da Educação (ME) definiu uma nova forma de avaliar as escolas, onde as que se distinguem pela positiva são aquelas que conseguem que os alunos façam o seu percurso sem chumbos e passem nos exames nacionais. O ME chama-lhes “percursos directos de sucesso”, num novo indicador que, no ano passado, calculou para o ensino básico e que em 2016 alargou para o secundário.

De acordo com este indicador, em vez de uma tabela com os primeiros lugares preenchidos por colégios privados, surge uma outra em que entre as 50 escolas que, no secundário, mais se destacam por promoverem o sucesso dos seus alunos, 22 são públicas.

A secundária de Vila Cova, localizada numa zona rural de Barcelos, ocupa o primeiro lugar nesta forma “alternativa” de ordenar as escolas que não passa pelas médias obtidas nos exames. O quarto lugar é ocupado pela EBS de Arga e Lima em Viana do Castelo.

Os segundo e terceiro lugares são ocupados por instituições privadas: Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto e Colégio da Rainha Santa Isabel em Coimbra.

Com este novo indicador, é possível conhecer a percentagem de alunos em cada escola que, no 3.º ciclo, não chumbou nem no 7.º ano, nem no 8.º ano e que, em simultâneo, tiveram positiva nos exames do 9.º ano realizados no ano lectivo passado (2015/2016). No secundário, avalia-se a percentagem de alunos que, cumulativamente, não reprovou no 10.º e no 11.º ano e que teve positiva nos exames do 12.º ano feitos em 2015/2016.

Observando a percentagem de percursos directos de sucesso em cada escola, só 58 escolas secundárias (em 543 para as quais há dados) conseguiram que 50% ou mais dos seus alunos chegassem ao 12.º cumprindo dois requisitos: nunca ter chumbado no 10.º e 11.º e passar nos dois exames principais dos seus cursos.

Relacionadas

Primeiros 33 lugares do ranking das escolas secundárias são ocupados por estabelecimentos privados

A melhor classificação em exame foi novamente obtida pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário. Entre as escolas públicas, o melhor desempenho foi alcançado pela Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre.
Recomendadas

Furacão Ian. Autoridades dos EUA esperam consequências “catastróficas”

O Estado norte-americano da Florida prepara-se hoje para a chegada do furacão Ian, que devastou o oeste de Cuba e que está “a intensificar-se rapidamente”, podendo ter consequências “catastróficas”, segundo os serviços meteorológicos locais.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Alterações climáticas. Terra aproxima-se do ‘ponto sem retorno’, diz primatologista Jane Goodall

“Sabemos o que devemos fazer. Quero dizer, temos as ferramentas. Mas deparamo-nos com o pensamento de curto prazo de ganho económico versus a proteção de longo prazo do meio ambiente para assegurar um futuro”, indicou a cientista que ficou conhecida pelo seu estudo pioneiro de seis décadas sobre chimpanzés na Tanzânia.
Comentários