[weglot_switcher]

Escritor Richard Zimler diz que foi afastado de duas conferências no Reino Unido por ser judeu

Nascido nos EUA mas radicado em Portugal, Zimler tinha sido convidado para participar em dois eventos literários no Reino Unido, mas acabou por ser desconvidado. Em declarações ao jornal britânico “The Observer”, um agente do escritor explicou que os organizadores recearam “alienar os clientes que são simpatizantes da causa palestiniana” e a possibilidade de ocorrerem “protestos”.
30 Junho 2019, 17h10

O jornal “The Observer” (edição de domingo do “The Guardian”) noticiou ontem que o escritor Richard Zimler, nascido nos EUA mas radicado em Portugal, diz que foi afastado de duas conferências no Reino Unido por ser judeu.

Zimler tinha sido convidado para participar em dois eventos literários no Reino Unido, mas acabou por ser desconvidado. Em declarações ao “The Observer”, um agente do escritor explica que os organizadores recearam “alienar os clientes que são simpatizantes da causa palestiniana” e a possibilidade de ocorrerem “protestos”.

O próprio Zimler publicou ontem um artigo de opinião no site do “The Observer” com o seguinte título: “Nunca tinha deparado com antissemitismo no Reino Unido… Até agora“. Nesse artigo, o escritor descreve a forma como foi convidado e desconvidado de participar em dois eventos literários no Reino Unido, denunciando ter sido alvo de discriminação e confessando ter-se sentido “profundamente chocado e perturbado” com o sucedido.

“Nunca esperei que a minha carreira no Reino Unido fosse prejudicada por eu ser judeu. Isso fez com que a Grã-Bretanha pareça um lugar que eu não conhecia e talvez nunca tenha conhecido. Mesmo perguntar apenas sobre a minha filiação religiosa pareceu-me ultrajante”, escreveu Zimler.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.