[weglot_switcher]

Escutas mostram que Sócrates não conhecia regras fiscais

O antigo primeiro-ministro terá conversado com o seu contabilista sobre a diferença entre o IRS e o IVA.
26 Outubro 2017, 09h11

O antigo primeiro-ministro José Sócrates não conhecia algumas regras básicas fiscais como a diferença entre o IRS e o IVA ou que os trabalhadores independentes (os designados “recibos verdes” pagavam imposto), revela o Correio da Manhã esta quinta-feira.

O ex-governante português terá conversado com o seu contabilista sobre essas taxas, de acordo com umas escutas telefónicas estudadas pelo CM. Ao que o diário generalista apurou, José Sócrates também não tinha conhecimento de que os recibos verdes deviam ser retidos na fonte pelo empregador.

As conversas entre o antigo líder do Executivo com o seu contabilista, transcritas no processo “Operação Marquês” mostram que José Sócrates não sabia como funcionava o IVA – ou seja, que o tinha de devolver ao Estado -, que o dizia que se pagasse IRS não recebia nada (“Se eu pagar IRS, não recebo nada”) e que também não abria a correspondência que recebia em sua casa.

Mesmo quando recebia 25 mil euros mensais – que por diversas vezes não duravam uma semana na conta -, José Sócrates não sabia que se não tivesse saldo na conta o banco automaticamente rejeitava os pagamentos e devolvia o pedido às empresas credoras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.