O mês de janeiro trouxe mais 71 mil desempregados e menos 215 mil postos de trabalho em Espanha, segundo revela o jornal “El País” com base nos dados divulgados esta quinta-feira, 2 de fevereiro pelo Ministério do Trabalho espanhol.
Apesar destes números, o número total de desempregados no país vizinho continua abaixo dos três milhões, algo que já não acontecia desde o início de 2008.
O aumento do número de desempregados é inferior à média histórica de janeiro (com aumento médio de mais de 81 mil desempregados). Janeiro de 2023 teve um registo pior que o período homólogo, quando o número de desempregados aumentou em 17.173 pessoas.
Por outro lado, desde 2008, quando havia 2,2 milhões de desempregados, que não se registava um primeiro mês do ano com menos desempregados.
Os jovens foram os mais impactados por estes números, com os desempregados com menos de 25 anos a serem 7.753, segundo o Ministério do Trabalho. Também as mulheres foram afetadas, dado que das mais de 70 mil pessoas que entraram para as listas de desempregados, 49.937 eram mulheres, num total 1,7 milhões de desempregados, do que os homens (1,2 milhões).