Espanha com mais 71 mil desempregados e menos 215 mil postos de trabalho em janeiro

Apesar destes números, o número total de desempregados no país vizinho continua abaixo dos três milhões, algo que já não acontecia desde o início de 2008.

O mês de janeiro trouxe mais 71 mil desempregados e menos 215 mil postos de trabalho em Espanha, segundo revela o jornal “El País” com base nos dados divulgados esta quinta-feira, 2 de fevereiro pelo Ministério do Trabalho espanhol.

Apesar destes números, o número total de desempregados no país vizinho continua abaixo dos três milhões, algo que já não acontecia desde o início de 2008.

O aumento do número de desempregados é inferior à média histórica de janeiro (com aumento médio de mais de 81 mil desempregados). Janeiro de 2023 teve um registo pior que o período homólogo, quando o número de desempregados aumentou em 17.173 pessoas.

Por outro lado, desde 2008, quando havia 2,2 milhões de desempregados, que não se registava um primeiro mês do ano com menos desempregados.

Os jovens foram os mais impactados por estes números, com os desempregados com menos de 25 anos a serem 7.753, segundo o Ministério do Trabalho. Também as mulheres foram afetadas, dado que das mais de 70 mil pessoas que entraram para as listas de desempregados, 49.937 eram mulheres, num total 1,7 milhões de desempregados, do que os homens (1,2 milhões).

Relacionadas

Taxa de desemprego na zona euro estabiliza nos 6,6% em dezembro

Espanha (13,1%), a Grécia (11,6%) e Itália (7,8%) apresentaram as taxas de desemprego mais elevadas entre os Estados-membros, com Portugal a registar uma taxa de 6,7% em dezembro, acima da média europeia.
Recomendadas

Ministério Público confirma dezenas de detidos na investigação à petrolífera venezuelana

O Ministério Público diz que se trata de um dos “mais espalhafatosos dos últimos anos, que infelizmente vincula funcionários do Estado venezuelano e empresários (…) que beneficiam com a corrupção, e até jovens”, e que “foi detetada uma rede de funcionários que, aproveitando-se das suas posições e níveis de autoridade, procederam a realizar operações petrolíferas paralelas às da PDVSA (…) acreditando que não seriam descobertos, através da Superintendência de Cripto-ativos (Sunacrip) e do carregamento de petróleo em barcos, sem controlo administrativo ou garantias, em violação dos regulamentos de contratação necessários para o efeito”.

PremiumJakov Milatovic: a esperança da UE para o Montenegro. Ou talvez não

Tem um currículo que impressiona qualquer governo europeu: passagens académicas pela Illinois State University, pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (como bolseiro do governo da Áustria), pela Universidade Sapienza, de Roma (como bolseiro da União Europeia) e mestrado em Economia na Universidade de Oxford.

Lula da Silva adia viagem à China por recomendação médica

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, adiou a viagem que faria à China como Chefe de Estado na próxima semana por indicação médica, segundo comunicado divulgado hoje pelo Governo brasileiro.
Comentários