[weglot_switcher]

Espanha: Escolha da canção para a Eurovisão acaba em violência

O público não gostou da escolha dos jurados ao elegerem a canção de Manel Navarro a favorita para representar o país no Festival da Eurovisão 2017.
15 Fevereiro 2017, 12h53

A última gala do programa Objetivo Eurovisión 2017 que decorreu no passado dia 11 de fevereiro, em Espanha, não terminou da melhor maneira, conforme noticiado nos principais jornais do país e após denúncia nas redes sociais.

Xavi Martínez, jurado e locutor da estação de rádio espanhola, Los 40, foi fisicamente agredido por um membro do público no backstage. Na origem da agressão, que ocorreu, no final do programa, está o processo de votações.

O concorrente Manel Navarro ganhou a votação do júri, com a pontuação máxima de Xavi Martínez e Virginia Día. Por sua vez, ambos os jurados atribuíram à concorrente Mirela, a pontuação mais baixa. Contudo, a escolha do público foi inversa e Mirela acabou por ter um maior número de votos, acabando por empatarem.

De acordo com o regulamento do programa, é o júri que tem o poder de decisão e a escolha acabou por recair em Manel Navarro, o que não agradou à maioria do público. No final da gala, um membro presente agrediu Martínez.

Gema Hurtado, companheira do jurado e  Fran Coem, bailarino da atuação de Mario Jefferson, denunciaram o acontecimento nas redes sociais. O colunista Fernando Navarro do “El País“, considerou  o episódio como um “dos mais patéticos já vistos na televisão espanhola”.

A final nacional espanhola para o Festival Eurovisão 2017 foi acompanhada por 1 milhão e 449 mil pessoas, o pior resultado audiométrico desde 2009.

Recorde-se que em Portugal, no Festival da Canção 2014, Suzy foi a favorita do público, o que gerou uma onda de descontentamento por parte de alguns dos espectadores presentes.

O LI Festival RTP da Canção 2017 terá lugar nos dias 19 e 26 de fevereiro (semifinais) e a grande final no dia cinco de março, em Portugal, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Sílvia Alberto e Catarina Furtado vão partilhar a apresentação da Grande Final , que comemora também os 60 anos da RTP.

A votação é distribuída entre o público (50%) e um júri regional (7 regiões) (50%). Em caso de empate nas semifinais prevalece a votação do júri. Caso aconteça na Grande Final, é o público que dita o resultado.

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.