[weglot_switcher]

Espanha espera assinar acordo com o Reino Unido sobre Gibraltar antes do Brexit

A região de Gibraltar deve deixar a União Europeia (UE) juntamente com o Reino Unido, embora 96% da população tenham votado a favor da permanência no referendo de 2016.
5 Abril 2018, 19h52

A Espanha espera vir a assinar um acordo bilateral com o Reino Unido em relação a Gibraltar ainda antes de outubro, para não interferir com o acordo de transição do Brexit. A região de Gibraltar deve deixar a União Europeia (UE) juntamente com o Reino Unido, embora 96% da população tenham votado a favor da permanência no referendo de 2016.

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Alfonso Dastis, indica que as negociações com o Governo britânico estão em andamento e, desde meados de janeiro, as duas partes já se encontraram três ou quatro vezes. Em entrevista à agência Reuters, Alfonso Dastis mostrou-se otimista de que possa ser possível chegar a um acordo bilateral até ao mês de outubro.

“A nossa aspiração é de que um acordo bilateral, com Espanha, possa ser assinado ao mesmo tempo que o acordo geral”, afirmou o ministro espanhol.

Gibraltar é um território britânico desde 1713 e conhecido pelos seus 30 mil habitantes como “a rocha”. Após o referendo Brexit de 2016, o então ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, afirmou que iria reivindicar a soberania do território, o que irritou os britânicos.

Alfonso Dastis indica, no entanto, que embora Espanha reconheça Gibraltar como um território britânico, o objetivo é recuperá-lo. “Reconhecemos que Gibraltar foi cedido ao Reino Unido há mais de 300 anos, mas o nosso objetivo é recuperá-lo. No entanto, não vamos usar o Brexit como forma de pressionar as nossas intenções”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.