Espanha estuda mistério das moedas de cêntimo desaparecidas

O Banco de Espanha contratou a empresa de consultoria Indra que deverá realizar um estudo para compreender a baixa circulação das moedas entre os utilizadores durante os últimos anos.

Jason Alden/Bloomberg

O Banco de Espanha está preocupado com a baixa circulação das moedas entre os utilizadores durante os últimos anos, embora tenha havido um aumento considerável da procura. Para resolver o problema, o banco central espanhol contratou a empresa de consultoria Indra que deverá realizar um estudo para o supervisor bancário.

O motivo do estudo é conhecer em detalhe a distribuição e circulação de moedas em território espanhol.

O Banco de Espanha detetou um aumento na procura deste meio de pagamento nos últimos anos, “o que obrigou a aumentar significativamente a produção”, segundo o Expansión, no entanto, a preocupação do regulador é entender porque é que os cidadãos estão a acumular moedas em vez de as utilizar no pagamento. Mas o mais estranho é que, em vez de preferirem as moedas de mais elevado valor, estão a guardar as mais baixas, de um ou dois cêntimos.

Esta acumulação levou o regulador a cunhar cada vez mais dinheiro.

Em setembro deste ano havia 4.203 milhões de euros em moedas expressas em euros, um volume 13,7% superior ao registado no final de 2013 (3.696 milhões de euros).

Recomendadas

Portugal acompanhado por 14 países da UE a reclamar teto para preço do gás

Quinze Estados-membros, entre os quais Portugal, subscreveram a carta conjunta enviada na terça-feira à Comissão Europeia a reclamar um teto para o preço do gás importado, matéria que deverá ser discutida no Conselho extraordinário de Energia de sexta-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

“Sedes quer que escolas escolham professores a partir de uma lista”; “Governo sobe para 10.500 euros por ano fasquia para não pagar IRS em 2024”; “Salários do Estado perdem peso no PIB”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

O INE divulga hoje as estatísticas de rendas da habitação ao nível local no segundo trimestre do ano, os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores deste mês e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de agosto. Nos EUA, faz-se inventário ao crude, aos destilados e aos combustíveis.
Comentários