[weglot_switcher]

Espanha registou 6.361 novos casos de Covid-19 desde sexta-feira

Os novos surtos em Espanha começam a preocupar a Europa sobre uma possível segunda vaga. Desde 24 de julho, as autoridades sanitárias contabilizaram mais de seis mil casos confirmados
  • Espanha
27 Julho 2020, 18h57

As autoridades sanitárias em Espanha contabilizaram mais 855 casos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas. Porém, de acordo com a notícia avançada pelo “El País”, esta segunda-feira, este número ascende para os 6.361 se a contagem de novas infeções for feita desde a última sexta-feira, 24 de julho.

Feitas as contas, isto faz com que nos últimos quatro dias tenham sido confirmados cerca de 1.600 casos diários. Segundo Fernaod Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergência Sanitárias, cerca de 60% dos novos infetados são assintomáticos.

O número de novos contágios nos últimos dias em Espanha é sete vezes superior ao registado quando, há um mês, foi levantado o estado de emergência e foram retomadas a circulação, as relações sociais e a actividade económica.

Esta atualização dos valores chega momentos depois se terem suscitado preocupações sobre como o país poderá estar a atravessar uma segunda vaga da pandemia e a possibilidade de que os dados oficiais divulgados poderem não corresponder à realidade. O número oficial de vítimas mortais em Espanha na sequência da pandemia de Covid-19 ronda os 28 mil.

Segundo uma investigação do jornal “El País” indica que o total de óbitos poderá ser 60% superior: juntando todas as pessoas que morreram por Covid-19 ou suspeita desta doença nas 17 comunidades autónomas que compõem Espanha, serão 44.868 as mortes provocadas pelo surto que teve origem na China.

A publicação diz que o país vizinho tornar-se-ia, assim, no segundo país europeu com mais vítimas, logo depois do Reino Unido. O jornal justifica ainda a discrepância com os dados do Ministério da Saúde com o facto de este organismo apenas considerar as pessoas que tenham testado positivo antes de morrerem. Ao todo, são mais 16.436 as mortes contabilizadas pelo “El País”, chegando a 44.868.

O maior número de óbitos que não estarão a ser consideradas pelo Ministério da Saúde diz respeito a Madrid, onde os dados oficiais apontam para 8.450 vítimas mortais. No entanto, deverão ser 15.193. Na Catalunha, os 5.680 óbitos oficiais também contrastam com as 12.674 mortes.

Esta nova vaga e o aumento da taxa de infeção — segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças o Rt é agora de 39,4 por 100 mil habitantes — levou  a que o Reino Unido voltasse atrás na sua decisão de incluir Espanha na lista de países seguros. Na semana passada, o Executivo de Boris Johnson deu ordem de que todos os cidadão ingleses que regressarem do território espanhol ficassem em quarentena obrigatória durante 14 dias.

Espanha registou, desde o início da pandemia, 278.782 casos de covid-19 e, no total, já morreram 28.434 pessoas devido à covid-19-

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.