[weglot_switcher]

Espanha pondera adotar fuso horário de Lisboa e Londres

Governo de Mariano Rajoy quer que a jornada de trabalho em Espanha passe a terminar às 18h00, para “adaptar o mercado de trabalho à quarta revolução industrial”.
  • Mariano Rajoy
13 Dezembro 2016, 14h02

O recém-formado Governo de Mariano Rajoy está a estudar a possibilidade de vir a adotar o mesmo fuso horário que o de Portugal e do Reino Unido. A proposta foi apresentada esta segunda-feira pela ministra do Emprego e da Segurança Social, Fátima Bañez, no Congresso de Deputados espanhol.

A medida prevê que a jornada de trabalho passe a terminar às 18h00 – atualmente termina à 19h00 – de forma a encontrar um sistema “flexível, seguro e equilibrado” para conseguir “melhores maneiras de adaptar o mercado de trabalho à quarta revolução industrial”, afirma Fátima Bañez.

Segundo a BBC Mundo, o fuso horário vigente em Espanha foi adotado pelo ditador espanhol Francisco Franco, em 1942, para agradar ao homólogo alemão, Adolf Hitler, que havia imposto à França o fuso horário da Alemanha. Depois do regime nazi e o fim da Segunda Guerra Mundial, França e Espanha mantiveram o mesmo fuso horário, o que possibilitou que Vigo (em Espanha) e Varsóvia (na Polónia), que ficam a mais de 3.200 quilómetros de distância, têm a mesma hora no relógio.

A ministra salienta que a proposta, constante no programa eleitoral do Partido Popular para as eleições de 26 de junho, está para avançar e que “alguém tem de dar sempre o primeiro passo e por isso peço o compromisso das empresas maiores e das associações empresariais e dos sindicatos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.