Espanha. Sector dos serviços cresce ao maior ritmo desde julho

É o sector com mais peso no PIB espanhol e teve no primeiro mês de janeiro o melhor mês desde julho do ano passado.

2 – Espanha

O sector terciário do país-vizinho, aquele que tem mais peso no Produto Interno Bruto, começou o novo ano de forma vigorosa. De acordo com o índice PMI serviços, elaborado pela S&P Global e publicado esta sexta-feira, a atividade privada dos serviços em Espanha aumentou em janeiro ao maior ritmo em praticamente meio ano.

Este indicador situou-se em 52,7, o nível mais alto desde julho e acima das estimativas dos analistas que esperavam um valor de 52,5. Neste índice, uma leitura acima dos 50 pontos implica expansão e abaixo desse indicador significa que existe uma contração.

“O sector dos serviços em Espanha começou 2023 numa nota relativamente positiva. A expansão da atividade e os novos pedidos mantiveram-se em janeiro e de facto, fortaleceram-se para máximos de seis e sete meses, respetivamente”, destaca Laura Denman, economista da S&P Global Market Intelligence.

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.
Comentários