Espanhóis da Atunlo e Marfrío inauguram fábrica em Cerveira

Consórcio investiu cerca de nove milhões de euros na instalação de uma nova unidade que irá criar, em velocidade cruzeiro, cerca de 300 postos de trabalho entre a Galiza e o norte de Portugal.

A nova fábrica das conserveiras Atunlo e Marfrío na cidade de Vila Nova de Cerveira inaugurada esta segunda-feira representa um investimento de cerca de nove milhões de euros para a instalação de uma unidade de produção de conservas gourmet. Vai criar até 300 postos de trabalho – nesta fase inicial serão cerca de 90 – e pretende faturar entre 25 a 30 milhões de euros, segundo avança a imprensa espanhola.

A fábrica de conservas será a primeira a instalar-se num parque industrial privado que foi construído naquela cidade do norte do país, mesmo em frente a Espanha e terá como destino de produção a própria Espanha, França e Itália.

Segundo o consórcio, a nova unidade representa um salto qualitativo e quantitativo na aliança das duas empresas. A unidade tem uma área de 14 mil metros quadrados e uma capacidade de produção de 20 mil toneladas por ano xe lombos de atum pré-cozidos, “um produto de alta qualidade a partir de uma pesca sustentável e que visa mercado high-end espanhol e europeu”, disse o consórcio em comunicado.

A Central Lomera Portuguesa, assim se chama a nova unidade emprega principalmente colaboradores locais, mas também do sul da Galiza – que fica a pouco mais de 50 quilómetros de distância.

Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Vítor Costa, afirmou que a nova unidade é um exemplo da importância “de um trabalho conjunto entre o sul da Galiza e Alto Minho para se tornar mais competitivo”, segundo escreve a imprensa local.

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.
Comentários